Saúde

Criptas Amigdalianas – O Que É E Como Limpar

Criptas Amigdalianas são acúmulos de resíduos nas criptas. As amígdalas são massas de tecido linfoide e ficam na parte posterior da boca no começo da garganta. Fazem parte do nosso sistema imunológico e variam muito de aparência. Podem ser lisas e com cavidades rasas ou ainda ásperas e com suas cavidades profundas. São essas cavidades que são chamadas de cripta.

Criptas-Amigdalianass

O que é Criptas Amigdalianas

As criptas que são maiores tendem a acumular resíduos como restos de comida, bactérias, células mortas, muco e partícula de poeira. O resultado deste acumulo é o mau halito, a garganta sempre dolorida e a uma massa esbranquiçada de mau cheiro que recebe o nome de pedra da amígdala.  Os sintomas das criptas amigdalianas são:

– Sólidos caroços brancos na parte posterior da garganta;

– Dificuldade ao engolir;

– Inchaço das amígdalas;

– Mau hálito ou halitose;

– Garganta inflamada;

– Em alguns casos a dor de ouvido também é experiente.

Como Limpar Criptas Amigdalianas

Cotonetes: Pegue um cotonete e umedeça com água. Na frente de um espelho e clareia a parte de trás da garganta e pressione o cotones contra a parte de baixo da amígdala e empurre para cima. Fazendo pressão a pedra pode ser espremida, tenha certeza de que não empurrou a pedra mais para dentro da cavidade cripta da amígdala. Ao terminar de retirar as pedras enxague bem e faça bochechos com água e enxaguante bucal antibacteriano.

Criptas-Amigdaliana-cotonete

Irrigador oral: O irrigador oral é um aparelho que injeta jatos de água para limpeza bucal e esse acessório pode ser usado dirigindo o spray de jato para a cripta direto na pedra amígdala. Coloque o irrigador no nível mais baixo e encha o reservatório com água morna. Com a boca aberta em frente ao espelho localize as pedras e jogue o jato de spray direto nas criptas este jato pode expulsar as pedras. Usar a escova de dente também pode ajudar no ato de retirada das criptas. Beber muita água evita o acúmulo e fazer gargarejo com água salgada é outra forma de evitar que elas se acumulem.

Cripta-Amigdaliana-irr

Cirurgia. Quando os sintomas são muito intensos e as pedras ocorrem com frequência alguns médicos podem indicar uma cirurgia chamada Criptólise feita a laser. Esta cirurgia consiste em usar um laser de dióxido de carbono digitalizado que é utilizado para vaporizar e retirar a superfície das amígdalas. Usando este método as bordas das criptas e fendas que acumulam os detritos são achatadas para o lado de fora, de maneira que não permita mais que junte resíduos formando as criptas.  Por ultimo e é um método mais invasivo se leva em consideração a retirada da amígdala. Desta forma o problema de formação de criptas e resolvido permanentemente, mas este método compromete o sistema imunológico das tonsilas e não é indicado para crianças. Não esqueça que apesar de usar qualquer um destes métodos compartilhado aqui com você o ideal sempre é procurar por um médico neste caso um otorrinolaringologista.

Criptas-Amigdaliana-cir

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? Criptas bacterianas podem causar mal hálito! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email
Últimas Pesquisas:
  • criptas amigdalianas
  • Criptas
  • criptas na garganta
  • cripta amigdaliana
  • o que é criptas
  • cripta na garganta
  • O que é cripta

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.