Diversos

Couro Ecológico e Couro Sintético – Quais São as Diferenças

tipos-de-couroO couro é um material utilizado desde a idade antiga. O uso inicialmente era para que os humanos se protegessem do frio, mas com o tempo ele foi ganhando outras finalidades, como forro para estofados e carros, confecção de bolsas, sapatos e acessórios, entre muitos outros. O couro legítimo, ou comum, é um produto feito a partir da pele do animal, quimicamente tratada, é considerado um material nobre por sua resistência e qualidade.
O processo de fabricação do couro envolve produtos químicos para tratamento, sendo alguns prejudiciais ao meio ambiente e precisando de cuidados especiais para serem descartados. Por esse motivo, e em defesa dos animais, é que muitas pessoas não aprovam o uso do material legítimo. Foram inventados assim, dois novos materiais que imitam o couro comum, sendo o sintético e o ecológico.

Quais São as Diferenças Entre Couro Ecológico e Couro Sintético

Sintético: Foi a primeira forma alternativa para o couro criada, porém antigamente era visto como um material feio e com aspecto de plástico. Com a evolução e desenvolvimento da tecnologia, ele se tornou mais bonito e atraente, além de mais parecido com o couro legítimo. Esse tipo pode ser fabricado com materiais diferentes como: polietileno tereftalato (PET); látex; poliuterano; nylon; PVC; entre outros. Mesmo sendo feito com um outro processo e não com a pele do animal, esse produto também é poluente.

couro-ecologico

Ecológico: Atualmente muito tem se falado desse material, o couro ecológico. Muitas pessoas pensam que esse produto não é derivado do animal, mas isso é errado, já que para fazer esse couro, é usado a pele do animal também. A diferença está no processo de fabricação, pois durante o curtimento, os produtos mais pesados são descartados e substituídos por opções mais leves e menos agressivas, sendo muitas de origem vegetal. Por esse motivo é que o couro ecológico custa mais que o comum, já que o processo possui um valor mais alto.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer o melhor para você.
Gostou da matéria? Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.