Utilidade Pública

Como Se Alistar Nos Serviços Militares – Exército, Aeronáutica e Marinha – Como Fazer e Documentos

logo-forças-armadasOs serviços militares brasileiro consiste nas três Forças Armadas, que são o Exército, Marinha e Força Aérea (Aeronáutica). A função dessas instituições é zelar pela segurança do país, garantindo a lei e a ordem no território. Apesar do Brasil não ser um país que sofre graves ameaças, tanto internas ou externas, as forças armadas são parte indispensávelna sociedade, além de ser considerada a maior força armada da América Latina, a segunda maior do continente americano e uma das dez mais bem preparadas do mundo todo. Muitos jovens crescem com um sonho de fazer parte das Forças Armadas do Brasil, porém não sabem como funciona o serviço de alistamento. Confira as dicas de como fazer e quais são os documentos indispensáveis na hora de se alistar.

Como Fazer – Se Alistar Nos Serviços Militares

O alistamento no Exército Brasileiro é obrigatório para todos os homens aos 18 anos. No ano em que se completa a maioridade, é necessário que o jovem se dirija até uma junta do Exército mais próxima e se aliste. O período de alistamento é sempre do dia 1 de janeiro, até o último dia de abril daquele ano, e é importante que se informe corretamente sobre como funciona esse processo.
O que muita gente não sabe, é que para se alistar nas Forças Aéreas ou na Marinha, o procedimento é o mesmo. Isso porque o obrigatório é que o jovem se aliste em um dos serviços das Forças Armadas Brasileiras, e embora o Exército seja mais popular, existe a opção de escolher as outras duas instituições.
A forma de alistamento tanto para a Força Aérea, quanto para a Marinha, se assemelham ao Exército. O adolescente deverá se encaminhar para a junta responsável por alistamentos mais próxima e se informar sobre os detalhes do procedimento também. 
Caso os jovens sejam dispensados de cumprir os serviços militares e depois de alguns anos optem por ingressar novamente em uma das Forças Armadas, é necessário fazer algum curso preparatório em uma das escolas militares especializadas do país.

Documentosforças-armadas

Os documentos que deverão ser apresentados na junta militar para o alistamento são:

  • Certidão de nascimento ou casamento;
  • Carteira de identidade;
  • Certificado de naturalização ou termo de opção;
  • Foto 3×4;
  • Comprovante de residência.

Para maiores informações, você pode consultar o site do Exército Brasileiro, da Marinha do Brasil ou da Força Aérea.

Big1News, trazendo o melhor para você. Não se esqueça de deixar o seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.