Saúde

Como Melhorar o Sono e Diminuir o Estresse Lendo Bons Livros Antes de Dormir – Dicas e Sugestões de Livros

ler-dormirO bom sono é fundamental para a saúde, para o bom funcionamento do organismo, assim como para o bem-estar. Uma pessoa que costuma dormir a quantidade mínima de horas indicadas  – 8 horas – e possuem boas noites de sono, acordam com maior disposição e energia para exercer as tarefas diárias, seja no trabalho, estudos, e também em casa. No entanto, muitas pessoas não costumam cumprir esse horário mínimo, ou não tem um sono de boa qualidade devido à diversos fatores, principalmente pelo estresse. Confira dicas de como diminuir o estresse antes de dormir lendo um bom livro.

Dicas de Como Melhorar o Sono e Diminuir o Estresse Lendo Bons Livros Antes de Dormir

Problemas no trabalho, em casa ou preocupação com estudos ou assunto financeiro, muitas vezes geram estresse, que por sua vez pode impedir a pessoa de ter uma noite de sono de boa qualidade, ou seja, tranquila. Mesmo naqueles dias mais corridos, é impossível cair no sono tranquilamente, e a pessoa permanece na cama por um bom tempo antes de adormecer. Um estudo realizado em 2009 pela Universidade de Sussex, localizada no Reino Unido, chegou à conclusão que a leitura é a melhor maneira para uma pessoa se desligar dos problemas e dormir mais relaxada e tranquila.
No estudo, foi constatado que folhear um livro é melhor e mais eficaz que ouvir música ou caminhar antes de se deitar. A justificativa é que acompanhar uma história é uma maneira de parar de pensar nos problemas do dia a dia, e se concentrar totalmente no que acontece no enredo.
Porém, é necessária atenção na hora de escolher o livro. Os especialistas também informam que para que o livro seja capaz de proporcionar tal benefício, é preciso que a trama envolva e  chame a atenção do leitor. Isso vai do gosto e preferência de cada um, mas é recomendado que histórias que deixem o leitor em estado de alerta sejam evitadas, como por exemplo, terror, suspense, ação ou que despertem sentimentos ruins.

Sugestões de Livros

Alguns livros sugeridos para leitura antes de dormir são:

Antes do Baile Verde – Lygia Fagundes Telles;
Dias de Luta: O Rock e o Brasil dos Anos 80 – Ricardo Alexandre;
Eu Me Chamo Antônio – Pedro Gabriel;
Banalogias – Francisco Bosco;
Toda Mafalda – Quino;
A Viúva Imortal – Millôr Fernandes;
O Homem Que Fazia Chover – Carlos Drummond de Andrade;
Só Poemas Escolhidos Pelo Autor – Manuel Bandeira;
Toda Poesia – Paulo Leminski;
O Melhor das Comédias da Vida Privada – Luís Fernando Veríssimo;
Todos os Fogos o Fogo – Julio Cortázar;
O Pequeno Príncipe – Antoine de Saint-Exupéry.

Big1News, trazendo o melhor para você. Não se esqueça de deixar o seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.