Saúde

Como Funciona a Fertilização In Vitro – Informações Passo a Passo

fertilizacao-in-vitroTer filhos é o sonho de muito casal, que assim formam uma verdadeira família. No entanto, muitos deles possuem problema para se reproduzir. Há cerca de 2 milhões de casais no Brasil com algum tipo de problema de infertilidade e as causas são as mais diversas. A solução muitas vezes é recorrer à uma alternativa, como adoção, barriga solidária, ou fertilização in vitro. A reprodução assistida, ou fertilização in vitro, é um dos procedimentos mais procurados nas clínicas. Confira como funciona o passo a passo de todo esse tratamento e em quais casos são indicados.

Informações Passo a Passo de Como Funciona a Fertilização In Vitro

Várias podem ser as causas de infertilidade de um casal, ocorrendo geralmente em apenas um dos parceiros. Dentre elas, estão problemas de ovulação, doenças como endometriose, alterações genéticas, ausência ou diminuição dos espermatozóides na ejaculação, entre outros. Para fazer a fertilização in vitro, é necessário alguns cuidados e acompanhamento médico. Confira os passos do procedimento:

  • O primeiro passo é consultar um especialista em reprodução humana. Além de uma conversa inicial, é preciso que tanto o homem, quanto a mulher, façam exames para avaliar a função reprodutiva de cada um, e detectar se há algum tipo de problema ou alteração.
  • Depois do diagnóstico, os pacientes receberão orientação sobre quais os tratamentos necessários antes de tentar a fertilização. Também são informados sobre hábitos que podem prejudicar a fertilidade.
  • Estipulado o prazo para início do tratamento, a mulher será submetida à estimulação ovariana, passo-a-passo-fertilizacao-in-vitrofeita com injeções durante 10 ou 12 dias. Essa estimulação é para que ela possa produzir vários óvulos no lugar de um só. Na data marcada, a paciente deverá comparecer á clínica para a aspiração desses óculos, que é feito por um simples procedimento cirúrgico. Depois de coletados, eles vão ser analisados no laboratório.
  • A coleta do esperma é feita na fase inicial, com o exame simples de espermograma, que avalia as condições do sêmen do homem. Depois disso, será apenas coletado no dia da inseminação. Caso a mulher prefira, poderá usar sêmen congelado de um doador anônimo.
  • A fecundação é realizada em laboratório, e cinco dias depois, os embriões são transferidos para o útero da paciente.  Se o embrião se fixar na parede uterina, dentro de alguns dias a gravidez se confirma. Todo o desenvolvimento é acompanhado através de exame de ultrassom.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você.
Gostou da matéria? Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.