pipas Como Fazer uma Pipa Perfeita   Material, Como Montar e VídeoNas férias de verão do Brasil, que abrange os meses de dezembro e janeiro, as crianças aproveitam para brincar com os amigos e, uma das brincadeiras mais populares nessa época do ano é a pipa. A brincadeira consiste em um brinquedo montado com papel e varetas, preso em uma linha com carretel ou carretilha. O objetivo é que a criança consiga "empinar" a pipa, ou seja, conseguir que ela sobrevoe.
A pipa também é conhecida como papagaio, pandorga, raia, peixinho, entre outros nomes. Segundo estudos, a origem desse brinquedo se deu na China antiga, por volta dos anos de 1200 a.C., e inicialmente ela era utilizada como um dispositivo de sinalização militar.
Existem vários tipos de pipas, podendo ser em formato triangular, de losango, possuir rabiola ou não. O tamanho também é muito variado, dependendo de como é produzida.
Confira dicas de como montar uma pipa perfeita e aproveitar o verão brincando com seus filhos.

Materiais – Como Fazer uma Pipa Perfeita

  • 1 vareta de 50 centímetros;
  • 2 varetas de 30 centímetros;
  • Papéis de seda nas cores que desejar;
  • Linha 10 (própria para pipa);
  • Cola branca;
  • Palito de dentes;
  • Tesoura;
  • Sacolas plásticas para fazer a rabiola.

Como Montarpipa como fazer Como Fazer uma Pipa Perfeita   Material, Como Montar e Vídeo

Amarre a vareta de 50 cm uma vareta menor, de 30 cm. Faça isso da forma que fique parecendo uma crus, ou seja, amarre a menor a 10 cm da ponta da vareta maior. Meça 19 cm da primeira vareta e amarre a outra de 30 cm.
Depois de amarrar todas as varetas, passe a linha em volta de toda a estrutura. Em seguida posicione a armação sobre a folha de seda deixando uma margem nas laterais. Dobre as bordas e cole na linha que contorna a armação. Deixe secar.
É necessário envergar a vareta superior, para isso, segure as pontas e entorne suas extremidades envergando-as ao ponto de um arco de flechas, porém tome o cuidado para não quebrá-la. Amarre a linha o mais próxima das pontas. Utilize o palito de dente para fazer dois furos no papel exatamente no ponto onde forma a cruz na primeira vareta e repita essa operação na segunda vareta e passe fio de linha para formar o estirante.
Para confeccionar a rabió-la, faça tiras finas com as sacolas plásticas e amarre em um pedaço de linha com aproximados 4 metros. Após esse procedimento, fixar a rabió-la no fim da vareta central que da sustentação a pipa e, boas férias. Ha. Não empinar pipas próximos aos fios elétricos e, livra-se dos cortantes, isso pode provocar a morte de alguém.

Vídeo

Confira um vídeo passo a passo e como fazer uma pipa perfeita:

Big1News, trazendo o melhor para você. Não se esqueça de deixar o seu comentário.

icone impressora pdf Como Fazer uma Pipa Perfeita   Material, Como Montar e Vídeo