Educação

Como Fazer o Filho Se Adaptar em Escola Nova – Dicas

crianca-escola-novaMudanças na vida são necessárias, e muitas vezes é preciso mudar de emprego, mudar de bairro, de cidade, de estado. Porém, essas mudanças afetam principalmente as crianças, que ainda são muito novas e não possuem maturidade o suficiente para entender a perda e se adaptar de forma rápida ao novo lugar. O local onde mais sofrem é na escola, já que é onde as crianças se sentem sem amigos e podem demorar para criar novos relacionamentos. Confira algumas dicas de como ajudá-las a se adaptar da melhor forma em novas escolas.

Dicas Como Fazer o Filho Se Adaptar em Escola Nova

Quando a criança muda de escola, ela pode apresentar dois tipos de reações: ela fica ansiosa pela nova experiência e por conhecer pessoas novas; ou ela se fecha e fica insegura ao conhecer as pessoas. Uma dica para as mães de crianças muito pequenas, é acompanhar de perto a mudança, levando e buscando o filho na escola, conhecendo a professora, e até se for possível, acompanhar as tarefas no colégio até que ela consiga ficar sozinha.mudar-escola-crianca
Converse muito antes da mudança. Fale sobre as novidades que seu filho poderá encontrar no novo local onde irá estudar, além dos pontos positivos. Mostre que a mudança será uma coisa boa. Depois de mudar, também converse para saber como anda a adaptação do filho com a nova escola.
Respeite o tempo da criança e não force ou cobre o relacionamento dele com as outras pessoas, pois mesmo sendo mais receptivas, as crianças tem dificuldade em fazer amizade de forma instantânea.
A professora é quem passa boa parte do tempo com seu filho, e enquanto ele está na escola, ela é a responsável por ele. Converse abertamente e peça ajuda para que a criança fique a vontade e se entrose com a nova turma. Assim você também saberá como seu filho está agindo sem ser do ponto de vista dele.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você.
Gostou da matéria? Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.