Diversos

Como Fazer Currículo Quando Não Tem Experiências – Dicas

Como Fazer Currículo Quando Não Tem Experiências e não se sabe o que colocar ou se deve encher com as habilidades ou o que deseja aprender na vida profissional. Quem esta em busca de seu primeiro emprego sempre esta cheio de duvidas e medo de errar na hora de confeccionar o seu primeiro currículo.

Como Fazer Currículo Quando Não Tem Experiências - Dicas

Dicas Como Fazer Currículo Quando Não Tem Experiências

Ao fazer o seu primeiro currículo deve deixar em destaque tudo aquilo que tem de melhor a oferecer como: a formação escolar, um idioma, voluntariado e até uma experiência profissional fora do mercado formal se já tiver tido esta experiência. Os seus conhecimentos em idiomas, ou cursos que fez de informática e extracurriculares são as informações que devem constar em seu currículo. Se a vaga a que vai concorrer tiver ligação com suas características também devem ser destacadas informando que tem algum conhecimento referente ao cargo que esta desejando. Informe se já trabalhou em alguma empresa familiar, pequenos eventos ou se esteve em trabalhos temporários.

Como Fazer Currículo

Uma das atividades que contam muito na hora de enviar seu curriculum são os intercâmbios e trabalhos de voluntariado porque mostram ao recrutador que o candidato esta preparado para aprender e participar de diferentes projetos. O que não deve ser mencionado no currículo porque não é importante são suas notas na escola ou faculdade a menos que a vaga pretendida seja acadêmica. É importante ficar atento ao tamanho de seu currículo não informando dados desnecessários, pois a pessoa que esta recrutando tem muitos currículos para avaliar e os muito extensos não são vistos com bons olhos.

Abaixo compartilhamos como montar seu currículo quando não tem experiências:

Dados pessoais:  Devem ser colocados no começo do currículo o nome completo, idade, estado civil, endereço, cidade, região, telefone (celular, residencial ou para recados) e e-mail.

Objetivo: Candidato pode informar o cargo de interesse. Caso ele não tenha uma posição específica, pode citar a área de atuação, como logística, administrativa, entre outras.

Formação acadêmica: Informe o último grau de escolaridade, ou seja, quem não tem nível superior deve citar o nível médio, e assim por diante. Ao descrever coloque o nome da instituição, curso e ano de conclusão ou previsão de término.

Idiomas, informática e outros cursos: Já que o candidato não possui experiência, ele deve mostrar que tem outras habilidades que poderão ser utilizadas no emprego.

Voluntariado e outras experiências: Suas experiências no mercado informal são válidas e devem ser citadas. O voluntariado é muito valorizado pelas empresas.

O que não  deve colocar no currículo:

– Foto (só quando o empregador solicitar);
– Número de documentos;
– Título “currículo vitae” ou “currículo”;
– Nome de pais, marido ou esposa e filhos;

– Referências pessoais ( Não indique contatos de pessoas que podem falar sobre o profissional);
– Pretensão salarial;
– Cartas de referência;
– Certificados de cursos realizados;
– Data e assinatura;
– Habilidades genéricas, como proatividade e criatividade;

Por ser um currículo de primeiro emprego é importante não deve apenas dizer que quer o emprego ou uma colocação profissional é necessário informar o cargo e o seu objetivo para quem ler seu currículo perceba que o candidato sabe muito bem o que quer e durante a entrevista não deixe de mencionar os seu desejos em aprender e desenvolver seu lado profissional. E finalmente preste muita atenção na gramatica não cometa erros de escrita e suas informações devem ser coerentes e verídicas como o nível do seu inglês, formação acadêmica, pois estas informações incorretas são os principais erros que cometem os interessados em uma vaga para seu primeiro emprego. E nunca fale mal de si mesmo citando seus defeitos, etc. Para seu currículo adote o padrão tradicional nada de enfeitar com fundos coloridos ou desenhos os recrutadores não gostam deste tipo de currículo.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? Prepare seu currículo cuidadosamente e Boa Sorte!! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.