Saúde e Beleza

Como Fazer Banhos Terapêuticos – Dicas e Passo a Passo

banho-terapeuticoTomar banho é um hábito rotineiro e todo mundo faz por questões de higiene. Porém, um banho pode ser do tipo simples, apenas para higienização, ou você pode fazer dele algo terapêutico, como um escape para fugir dos problemas do dia a dia, além de aliviar tensões e estresse, preservando seu bem-estar. Para isso, é preciso criar um ambiente ideal, com um clima suave e que induza o relaxamento. Por isso trouxemos algumas dicas de como fazer um banho terapêutico e relaxante para você, confira.

Dicas de Como Fazer Banhos Terapêuticos

Como falado anteriormente, é importante que o ambiente também seja aconchegante e relaxante. Para isso, crie um clima relaxante. A luz precisa ser bem suave, por isso é possível usar apenas a luz natural do sol, no caso de banhos diurnos, ou ascender algumas velas em volta da banheira ou box.
Desligue-se do mundo. Não leve para o banheiro telefone, celular, tablet ou qualquer outro aparelho eletrônico. Aproveite o banho sem que possa ser interrompida ou se preocupe com outros problemas.  Leve junto de você tudo o que vai precisar, como toalhas, roupão de banho, roupas limpas e cremes.
A temperatura da água deve estar de acordo com o objetivo do banho. Em caso de chuveiro, deixe a água em temperatura quente por três minutos, e depois alterne para um jato frio por alguns segundos. isso ajuda a melhorar a circulação, além de tonificar e energizar a pele. Os banhos em temperatura morna ajudam a relaxar e tem efeito calmante, ideal para pessoas que sofrem de insônia e ansiedade.

Passo a Passo

Opção 1 – Relaxante:
1/2 xícara de chá de flores de lavanda ou 6 gotas de óleo essencial de lavanda.
4 xícaras de água fervida.

dica-banho-terapeutico

Para a banheira – Ferva a água, retire do fogo e acrescente as flores ou o óleo essencial de lavanda. Deixe descansar por 20 minutos. Despeje a infusão na água da banheira, que deverá estar cheia. Relaxe no banho por 30 minutos.
Para o chuveiro – Ferva a água e coloque as flores ou o óleo. Também deixe descansar por 30 minutos. Tome o banho normalmente e depois despeje a infusão pelo corpo.

Opção 2 – Energizante:
1 xícara de chá de sal fino do Himalaia;
8 gotas de óleo essencial de sua preferência (para chuveiro apenas).

Para banheira – Encha a banheira com água morna e despeje o sal. Relaxe por cerca de 30 minutos.
Chuveiro: Aplique as gotas uma a uma sobre o sal do Himalaia até que se forme uma mistura cremosa. Coloque sobre uma esponja e esfregue no corpo delicadamente. Enxágue.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você.
Gostou da matéria? Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.