Meio Ambiente

Como Economizar Água – Dicas

Como-Economizar-Agua-DicasA população de São Paulo, cerca de 44 milhões de pessoas, estão tendo de aprender a economizar água já que estão encarando uma das piores secas da sua historia. Um dos reservatórios mais importantes do estado, o sistema Cantareira atua com apenas 13% somando duas reservas técnicas. Mesmo com chuvas o reservatório ainda não conseguiu sair do seu volume morto. Alguns meses atrás o governo do estado de São Paulo junto com a Sabesp se comprometeram a dar desconto de 30% na conta de água de quem recebe do sistema Cantareira como incentivo para economizar água. Com isso deve-se adotar medidas para economizar água, não só pela economia, mas também pelo bem de todos, afinal água sabendo usar não vai faltar.  Pensando nisso veja algumas medidas para adotar no dia a dia que podem te ajudar a economizar.

Dicas Como Economizar Água

Segundo a ONU uma pessoa gasta mais de 100 litros de água por dia somente para suas necessidades de higienização. Porém no Brasil o valor praticamente dobra. É possível reverter esse quadro com algumas atitudes simples.

Banho

  • Um banho de 15 minutos pode consumir mais de 100 litros de água, sendo que em um banho de 5 minutos ou de 15 minutos,Como-Economizar-Agua-Dicass fechando o registro para se ensaboar gera uma economia de até 45 litros. Além do mais a água utilizada durante o banho pode ser reaproveitada para lavar calçadas, quintal ou ate mesmo o carro.

Ao Escovar os Dentes

  • Escove os dentes com a torneira desligada e abra somente para enxaguar, se possível utilize um  copo cheio para enxaguar.

Ao Lavar Roupa

  • Deixe acumular a roupa e lave somente de 2 a 3 vezes na semana, isso se for utilizar máquina de lavar,  no tanque não deixa a torneira aberta mais que 15 minutos, isso pode gastar mais de 200 litros de água, em todo caso encha o tanque por completo para ensaboar e mantenha a torneira fechada. Já uma lavadora comum tem capacidade para 5 litros, depois de lavar as roupas o ideal é reutilizar a água para lavar quintal e calçada.

Limpeza de Casa, Calçada, Quintal e Carro

  • O ideal é sempre usar uma vassoura e um único balde, sempre que puder de água reutilizada, molhe as cerdas da vassoura e varra o quintal e a calçada, em sujeiras maiores use um pano umedecido. Para lavar o carro use um balde e também um pano umedecido. Ao lavar a louça ensaboe tudo e depois enxágue, não deixe a torneira aberta.

Essas são algumas das medidas que você pode utilizar para economizar água na sua casa.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? Deixe o seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.