Tecnologia

Como Detectar Vírus em Android – Dicas

android-virus-identificarOs vírus são programas criados com o objetivo de roubar dados ou causar danos no aparelho eletrônico. Inicialmente eles eram conhecidos por infectar computadores, mas atualmente com os smartphones, é muito comum que os celulares também sejam infectados. A transmissão dos vírus se dá através de compartilhamento de arquivos pela internet, onde uma música, programa ou imagem, pode apresentar vírus na hora do download e acabar infectando o aparelho. Quando isso acontece, é muito comum o celular apresentar um desempenho estranho, como gasto exagerado no pacote de dados, mandar SMS automaticamente, baixar aplicativos de origem desconhecida e sem autorização, apagar dados, entre outras coisas. Aprenda algumas dicas para identificar se o seu smartphone Android está com vírus.

Dicas de Como Detectar Vírus em Android

Com a popularização dos celulares modernos, chamados de smartphones, começaram a ser criado programas para infectar esses aparelhos e tablets, pois alguns gadgets podem guardar informações sigilosas, como senhas bancárias, números de cartões de crédito, entre outros dados. Dentre as plataformas dos dispositivos móveis, o Android tem sido o principal alvo dos criminosos virtuais. É sempre importante que o usuário fique atento, principalmente se utilizar o smartphone para acessar internet banking, comprar em lojas virtuais, e outras atividades.
Para identificar se seu smartphone está infectado, vale prestar atenção em alguns sinais:
android-virus

  • Se quando estiver navegando na internet, você for redirecionado de forma automática para outros sites ou diversas janelas de pop-ups foram abertas;
  • Aumento de consumo no pacote de dados sem qualquer motivo aparente, pode ser um indício de que o Android está com malware que se conecta em sites maliciosos e baixam grandes arquivos.
  • Ligar automaticamente para "números premium" (0900) ou enviar SMS sem parar, aumentando o consumo de créditos ou valor na fatura.
  • Aplicativos maliciosos ou de fonte desconhecida, sem autorização do usuário, sendo baixado.
  • Solicitações ou permissões estranhas e que não tenham relação com o funcionamento do programa.
  • Links ou arquivos compartilhados em redes sociais cadastradas nos aplicativos do celular, sem que o usuário tenha autorizado.
  • Mensagem solicitando dinheiro para desbloquear tela dos celulares.

Para se proteger desses ataques de criminosos virtuais, é importante tomar alguns cuidados, como evitar fazer jailbreak, fazer downloads de jogos e aplicativos apenas na Google Play, criar senhas "fortes" para bloquear o aparelho, ter cuidado ao acessar redes Wi-Fi abertas, instalar anti-vírus para Android.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você.
Gostou da matéria? Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.