Saúde

Como Cuidar da Saúde dos Rins – Dicas

cuidar-dos-rinsOs rins são os órgãos responsáveis por filtrar o sangue e eliminar as toxinas presentes no organismo. Eles são pequenos em tamanho, mas sua capacidade é de filtrar cerca de 180 litros de sangue diariamente. Os rins são de extrema importância para que o corpo funcione devidamente, mas quando algum problema surge, geralmente não apresenta sinal no início, apenas quando o quadro do paciente já está avançado. Devido a isso, é necessário que se tome cuidados para preservar esses órgãos. Confira quais as atenções e medidas que você pode tomar para ter uma vida mais saudável e evitar problemas renais.

Dicas de Como Cuidar da Saúde dos Rins

Os hábitos saudáveis contribuem para a saúde não só do sistema renal, como também do restante do corpo. Porém, quando os rins param de funcionar de maneira correta, vários outros problemas podem aparecer. Quando o paciente apresenta um quadro avançado ou grave de alguma doença, o tratamento é feito com hemodiálise, ou até mesmo transplante, mas a fila pode demorar muitos anos.
Alimentos ricos em fibras e vitaminas colaboram para o bom funcionamento renal. Porém, outros alimentos como o excesso de proteínas ou de sal, pode, fazer mal. A ausência de água no organismo também é ruim, por isso beber muita água é aconselhável.
Controlar a alimentação também e o peso também garante que os órgãos funcionem de forma adequada, e evitam que eles adoeçam com o passar dos anos. A obesidade, sobrepeso e consumo de gordura podem desenvolver hipertensão e diabetes, e estes dois problemas podem gerar doenças renais crônicas (chamadas também pela sigla DRC).
saude-rinsOutros hábitos e vícios que podem comprometer a saúde dos rins é o consumo de álcool e cigarro, já que comprometem as artérias renais, principalmente em pessoas com idade cima de 40 anos.
É necessário que se visite um médico nefrologista pelo menos uma vez por ano, e na consulta é importante pedir exames de sangue e de urina específicos, que possam apontar algum problema renal.
Alguns sintomas como cansaço, urina escura com espuma ou sangue, mau hálito, inchaço nos pés e tornozelos, insônia, inchaço nos olhos e mal estar, podem ser sintomas de problemas nos rins, porém na maioria das vezes são confundidos com outros problemas de saúde. Consuma de 2 a 3 litros de água por dia, tenha uma dieta saudável e procure o médico sempre que houver algo de errado com seu organismo.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você.
Gostou da matéria? Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.