Saúde e Beleza

Comer Devagar – Benefícios

Comer Devagar traz vários benefícios à saúde e o principal é que ajuda a emagrecer porque dá tempo de a sensação de saciedade chegar ao cérebro. Desta maneira ele percebe que o estômago está cheio e envia a mensagem de que é o momento de parar. Também quanto mais se mastiga o alimento e se engole pequenas porções de alimento mais estímulo se envia para o intestino se movimentar.

Benefícios de Comer Devagar

Quando comemos muito rápido vamos ingerir uma quantidade maior de alimentos e calorias até se sentir saciado. Isto faz com que se coma uma quantidade de alimentos à mais. Este é um dos motivos de engordarmos mesmo quando nós ingerimos alimentos que fazem bem a saúde muitas vezes nem entendermos o motivo. A perda de peso ocorre principalmente porque o cérebro demora aproximadamente vinte minutos para transmitir a sensação de saciedade e de que já não é preciso mais comida e então se come menos.

Compartilhamos abaixo mais  alguns dos benefícios de comer devagar:

Melhorar a digestão já que mastigar bem os alimentos facilita o processo de digestão. Desta maneira aumenta a produção de saliva e também ajuda a controlar os sintomas de azia, gastrite ou refluxo porque diminui o tempo do alimento no estômago. Existe uma considerada melhora no transito intestinal devido ao maior estímulo ao engolir mais vezes e assim diminui a sensação de barriga inchada.

O hábito de comer rápido, além de favorecer a ingestão de alimentos em maiores quantidades, também diminui o contato do alimento com as papilas gustativas, que são responsáveis pela percepção do sabor e da emissão da mensagem de satisfação e saciedade ao cérebro. Comer lentamente ajuda a sentir com maior facilidade o sabor dos alimentos. Isto também diminui o vício por sabores artificiais e alimentos industrializados.

Diminuir a ingestão de líquidos durante as refeições diminui consideravelmente as calorias ingeridas. Principalmente quando se trata de bebidas com calorias como refrigerantes, sucos industrializados ou naturais. Mas mesmo quando se trata de água, beber mais de 1 copo (250 ml) pode diminuir a eficiência da digestão. Desta maneira se cria a necessidade de estar sempre com o estômago pesado e cheio.

Prestar atenção na comida e sentir seu cheiro se deliciando com o momento ajuda a diminuir o estresse. É a hora em que se pode relaxar fazendo da refeição um momento de prazer. Desta maneira faz com que seja desnecessário repetir o prato.

Para adquirir o habito de comer mais devagar, tente comer sentado à mesa, evitando o sofá ou a cama. Não fique assistindo televisão durante a refeição. Procure  usar sempre talher para se alimentar ao invés de usar as mãos e consumir salada como prato de entrada ou sopa morna.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? Saber se alimentar corretamente na forma de se sentar e como comer ajuda a emagrecer! Deixe seu comentário.

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