Saúde e Beleza

Como Combater Varizes – Dicas de Prevenção e Tratamento

varizes-tratarAs varizes são veias dilatadas e surgem na maioria das vezes, na região das pernas. Os fatores de causa podem ser má circulação do sangue, menopausa, idade avançada, sedentarismo, fator hormonal, genética, gravidez e obesidade. As varizes atingem principalmente o público feminino, e causam desconforto. Veja como prevenir e tratar esse problema.

Dicas de Prevenção e Tratamento

Uma das primeiras coisas que uma mulher pensa quando o assunto é prevenir o aparecimento de varizes, é evitar o salto alto. Muitos médicos não recomendam o uso de um salto que tenha uma altura muito alta, pois dificulta a circulação e o sangue fica preso na região das batatas da perna. Embora isso seja realmente verdadeiro, os médicos alegam também que o pé quando reto, também força os músculos e a circulação. O ideal e mais recomendado pelos médicos para as mulheres, é utilizar um salto pequeno, de 2 ou 3 centímetros, pois assim os pés ficam em uma posição mais confortável, facilitando a circulação sanguínea.


Uma pessoa que trabalha o dia todo sentado, sem fazer muitos movimentos, tem maiores chances de sofrer com as varizes. tratamento-de-varizesIsso porque a movimentação é essencial para melhorar a circulação do sangue. Para as pessoas que trabalham em escritórios, por exemplo, é necessário que crie um hábito de se movimentar com maior frequência, pois isso ajuda a prevenir o problema dos vasos dilatados.
Levantar em um período a cada uma ou duas horas para movimentar os músculos é uma boa alternativa. Uma pausa para beber água, uma ida ao banheiro, ou tomar um café, mesmo que em uma distância curta, já contribui para o benefício da saúde.
Outra opção é fazer exercícios com as pernas mesmo quando está sentado. Movimentar os pés pra cima e para baixo, como se estivesse acelerando o carro, por cinco vezes, de meia em meia hora, por mais simples que pareça, ajuda na prevenção de varizes.
Uma maneira já antiga e talvez a mais conhecida para evitar esse problema de circulação e os vasos dilatados, são as meias elásticas de compressão graduada. As meias fazem pressão nos pés e no tornozelo, o que obriga o sangue a subir novamente, melhorando assim a circulação do mesmo. Elas são encontradas em tamanho 3×4 (até o joelho), 7×8 (até a coxa), meia calça convencional.

Quando o paciente já possui as varizes na perna, o método para tratamento é retirar as veias que estão dilatadas através de procedimentos cirúrgicos. Ainda há outros métodos como tratamentos a laser, aplicação de uma espécie de espuma nas veias dilatadas para tratar o problema, entre outros, são encontrados no mercado. Existem também, métodos de tratamento com medicamentos. Antes de tomar qualquer medicamento, procure um médico.
Exercícios físicos são recomendados para prevenção e tratamento das varizes, porém o ideal é sempre procurar ajuda de um profissional para orientar o melhor exercício para você.

Big1News, trazendo o melhor para você. Não se esqueça de deixar o seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.