Saúde

Cólica Em Recém Nascido – Como Tratar

Cólica Em Recém Nascido são comuns desde o nascimento especialmente após os 15 dias até três meses sendo muito raro em bebês com mais de seis meses de idade. As mamães ficam desesperadas quando seus filhos choram compulsivamente e não há nada que os faça acalmar.

Cólica Em Recém Nascido - Como Tratar

Como Tratar Cólica Em Recém Nascido

A cólica acontece no  sistema digestivo do bebê onde as paredes intestinais se contraiam e relaxem sem controle por serem imaturas ainda e isso acaba resultando em gases e pode levar à cólica. O intestino começa a receber alimento e a digestão acelera seu funcionamento, provocando as cólicas. O movimento do intestino necessita de um tempo para amadurecer e se coordenar.

Abaixo compartilhamos como tratar cólica no Recém Nascido:

Massageie a barriga do neném sempre que notar um desconforto, faça caricias em movimento circulares no sentido horário. Utilizando as mãos em concha deslize uma de cada vez pela barriga do bebê, comece das costelas em direção ao púbis.  Exercícios também podem ajudar para isso deite o bebê e dobre gentilmente os joelhos dele de maneira que as coxas pressionem levemente a barriga em seguida estenda as peninhas novamente, faça este exercício várias vezes ao dia mesmo que ele não esteja com dor.

Cólica Em Recém Nascido - Como Tratar
Um bom banho quente de imersão com uma temperatura entre 36ºC e 37ºC também ajuda a acalmar as colidas. O ambiente deve estar silencioso e se desejar pode colocar uma música suave tocando baixinho. Deixe a luz baixa e converse com o bebê ou cante isto ira acalma-lo e o deixara relaxado.

Cólica Em Recém Nascido - Como Tratar

Faça uma compressa passando a fralda a ferro, com atenção para que não esteja muito quente, coloque sobre a barriga do neném ou se preferir utilize uma bolsa térmica bem morninha. O calor facilita a vasodilatação e facilita o fluxo sanguíneo relaxando  a musculatura e assim diminuindo o desconforto abdominal.

Cólica Em Recém Nascido - Como Tratar

O contato pele a pele dá a sensação de aconchego e o cheiro e voz da mamãe ou do papai acalma a criança. Coloque-o deitado de bruços sobre o peito do pai ou da mãe, ele ira expelir mais facilmente os gases que o incomodam e agravam a cólica

Cólica Em Recém Nascido - Como Tratar

Enrole o bebê  no cueiro e o distraia passeando pela casa segurando-o de bruços, com a barriga apoiada nas suas mãos.

Cólica Em Recém Nascido - Como Tratar

Previna os gases provocados quando o bebe engole ar ao mamar, espere calmamente que ele arrote antes de deita-lo novamente. Para os bebês que se alimentam com mamadeiras já existem algumas projetadas para evitar a cólica.

Cólica Em Recém Nascido - Como Tratar

É importante que a mamãe controle sua alimentação muitos alimentos industrializados com corantes, conservantes ou estabilizantes podem dificultar a digestão do bebê.

Cólica Em Recém Nascido - Como Tratar

Em último caso após todas as tentativas se a criança não tiver melhoras de  remédio indicado pelo pediatra. Existem  os analgésicos infantis e os medicamentos antiflatulência, mas apenas os que são receitados pelo pediatra e, principalmente, só na hora da cólica. Mas eles só devem ser utilizados nos momentos em que a crianças estiver com cólicas eles não tem efeito preventivo.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria! As cólicas incomoda muito o recém-nascido e podemos diminuir os problemas com cuidados e carinho! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.