Saúde

Coletor Menstrual – Como Usar e Vídeo

Coletor Menstrual é a nova alternativa para quem utiliza absorvente higiênico interno ou externo. Eles são muito benéficos para a saúde alem de garantir o conforto e ser de alta confiança. Do inicio da menstruação até a menopausa a mulher em média fica menstruada aproximadamente dois mil e quatrocentos dias. Isso significa quase seis anos e meio das nossas vidas, gasta quase 17.000 absorventes. O coletor menstrual guarda o fluido menstrual e pode ser limpo e usado novamente sendo que sua duração pode chegar a até 10 anos. Não causam infecções vaginais, não tem em sua composição produtos tóxicos igual a dioxina e são fabricados com um silicone macio de utilização médica, borracha ou elastômero termoplástico.

Coletor-Menstrual-dois

Como Usar o Coletor Menstrual

O antigo absorvente ainda é a escolha de mulheres brasileiras,  mas o coletor menstrual já começa a ser conhecido e promete virar a nova opção da classe feminina. Na Europa e em países da America do Norte já se tornaram de uso comum justamente por serem mais confortáveis, duráveis e higiênicos. Eles são usados em atividades aquáticas e esportivas garantindo a proteção da mulher, não ficam com odor e podem ser trocados entre o período de oito a doze horas.

Abaixo como usar corretamente seu coletor menstrual:

Leia com atenção: O seu coletor menstrual vem com panfletos e é aconselhável que os leia com muita atenção até que se sinta confiante para usa-lo.

Coletor-Menstrual-ins

Primeira vez: Na primeira vez que for usar o seu coletor prefira fazer isso no seu próprio banheiro. É comum que ao tentar pela primeira vez tenha alguma dificuldade e em banheiro publico é muito pior. Só experimente o coletor quando estiver realmente menstruada pois a região vaginal esta mais lubrificada e o cérvix costuma ficar em outra posição.

Coletor-Menstrual-banh

Pratique: Existem muitas maneiras de se dobrar o coletor menstrual, nem sempre o formato em C que esta nas instruções é a melhor maneira para algumas mulheres. Ao usar essa maneira de dobrar o coletor se mantém no começo. A outra forma de dobra-lo é o Punch-Down. Também é fácil de fazer coloque seu dedo na borda do coletor e empurre para dentro da taça.

Coletor-Menstrual-Formas

Mãos: Lave sempre muito bem suas mãos e o coletor também deve ser lavado muito bem para retirar qualquer tipo de sujeira, ele não deve ter nenhum restinho de sabão pois pode causar infecções.

Coletor-Menstrual-Mãos

Relaxe: É muito importante relaxar e não contrair o músculo da pélvis no momento de inserir o coletor menstrual. Os músculos da pélvis são aqueles que usamos para conter a urina. A primeira vez sempre é a mais difícil então não desista, faça pequenos intervalos e volte a tentar coloca-lo.

Coletor-Menstrual-relaxxx

Posição: Procure a posição ideal para você, pode ser durante o banho agachada, ou ficar em pé e colocar seu pé sobre o vaso sanitário ou na banheira ou deitada no chão com joelhos para cima e suas pernas abertas.

Coletor-Menstrual-senta

Colo do Útero: Coloque um dedo no interior da vagina e localize o colo do seu útero ele parece uma bola pequena com um buraquinho no meio. Manter o coletor na direção do colo do útero ajuda na hora de coloca-lo. Caso não consiga acha-lo significa que ele esta numa posição bem alta e não há porque se preocupar com ele.

Coletor-Menstrual-enc

Inserir: Dobre o coletor com uma mão o cabo deve ficar para baixo, Com a outra mão encontre a abertura da vagina. Insira o coletor dobrado em um ângulo de quarenta e cinco graus na direção do osso da pélvis, não coloque diretamente para cima. O coletor se abrira então continue empurrando de forma que fique confortável. Conforme for seu corpo ele pode ficar mais para cima ou mais para baixo.

Coletor-Menstrual-posição

Totalmente aberto: Tenha certeza que o coletor menstrual esteja todo aberto verifique se a base dele esta arredondada ou ovalada. Caso não esteja desta forma tente abri-lo com sua mão faça contrações com a pélvis ou gire o coletor segurando-o pela base. Se for necessário coloque o dedo e abra espaço na parede vaginal para que o ar entre e abra o coletor.  Quando sentir que esta na posição correta puxe-o bem suavemente para que haja vácuo é isto que mantém o coletor no lugar.

Coletor-Menstrual-aberto

Doze horas: Caso seu fluxo seja muito intenso esvazie o coletor mais vezes o máximo para usa-lo é de doze horas. Ao usar o coletor menstrual pela primeira vez devera ficar atenta e tira-lo algumas vezes para saber qual o melhor tempo para que ele não vaze. No inicio use um absorvente só para garantir que não haja problemas agora no começo.

Coletor-Menstrual-hor

Removendo: Para remover seu coletor vá empurrando com os músculos até que ele venha mais para baixo e consiga pegar sua haste. Mexa-o para o lado e para baixo pegando com firmeza na base e continue puxando. Tente pegar entre os dedos como se fosse belisca-lo isto faz com que ele se livre do vácuo ficando mais fácil retira-lo. Mantenha-o de boca para cima para que não respingue ao retira-lo e se for necessário dobre a borda conforme já ensinamos para tira-lo com conforto. Se for retira-lo no vaso sanitário é indicado deixar que o conteúdo escorra para trás enquanto o remove.

Coletor-Menstrual-tir

Conteúdo:  O conteúdo pode ser despejado no vaso sanitário ou na pia, enxague ele com água e um pouco de sabonete que não seja antibacteriano. Os buracos de sucção podem ser lavados virando o coletor com os furos embaixo da água corrente da pia. Encha o coletor menstrual com bastante água e esprema desta forma água limpa os buracos. Seque bem se estiver escorregando e recoloque-o.

Coletor-Menstrual-jog

Limpar: É muito fácil limpar basta fervê-lo, limpar com álcool a escolha é sua.

Coletor-Menstrual-limpo

O coletor menstrual é contra indicado para mulheres virgens, pois sua colocação pode causar o rompimento do hímen e mulheres que estão no pós-parto, porque o útero ainda não esta totalmente fechado e pode acontecer uma inflamação, o correto sempre é procurar a orientação do Ginecologista.

No Brasil ainda não é possível encontra-lo em prateleiras de farmácia mas podem ser comprados pela internet ou algumas lojas como Alegoshop ou Mais Verde.

Vídeo explicativo do Coletor Menstrual

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria?  Experimente usar o novo coletor menstrual!!! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.