Meio Ambiente

Coleta Seletiva De Lixo, Cidade De Barueri – Informações E Como Fazer

ATUALMENTE RECICLAR É UMA OBRIGAÇÃO DE TODOS, A SOCIEDADE É O GRANDE PRODUTOR DE LIXO E, POR ESTÁ RAZÃO CADA QUAL PRECISA FAZER A SUA PARTE.

Coleta seletiva de lixo, cidade de barueri.A PNRS – Política Nacional de Resíduos Sólidos, trata-se da Lei n.º 12.305/10 do MMA – Ministério do Meio Ambiente, que determina como deve ser feito para o destino final dos materiais residuais que a sociedade produz diariamente, seja nas residências, nos comércios, nas indústrias, nas escolas, órgãos públicos, hospitais e demais atividades do cotidiano. A Lei estabelece que doravante todos os municípios finalize os lixões existentes, mediante implantação de empreendimentos ambientais para fazer tratamento do lixo e, descobrir meios para a produção de energia usando o lixo, bem como, sobre tudo, divulgar e promover a prática da coleta seletiva para que os produtos oriundos do lixo sejam reaproveitados após ser reciclado.

A Lei em questão, instituiu amplos desafios para com os municípios, assim sendo, para atender os propósitos a que foi estabelecido, a cidade de Barueri sai na frente dos demais municípios erradicando de vez o lixão e fará implantação da primeira unidade do país, no processo de produção de energia que utiliza lixo. Para atender essa demanda, os baruerienses estão recebendo orientações sobre o sistema de coleta seletiva e, os materiais residuais coletados são destinados para a cooperativa de reciclagem, gerando portanto, renda para muitas famílias que ali trabalham.

Como fazer a coleta seletiva

Coleta seletiva de lixo, cidade de barueri. Cooperativa

A separação dos materiais é essencial, tanto para reduzir o montante de dejetos, quanto para preservar a natureza da extração de recursos naturais. A coleta seletiva é feita por caminhão baú perfeitamente identificado mediante adesivos e com funcionários utilizando uniformes característicos. Os materiais apropriados para serem colocados na coleta seletiva são bem comuns a todos como: latinhas de alumínio; garrafas PET; papel; papelão; plástico; vidro e etc…

Coleta seletiva de lixo, cidade de barueri. Materiais

Ao chegar na cooperativa, todo material que foi reciclado pela população, é depositado numa esteira rolante para ser separado. Após esse processo o material é devidamente prensado e transformado em fardos distintos por produtos, que então são comercializados com as empresas que os incluirá novamente no mercado industrial para produção de bens. Desta forma, o que para muitos é lixo, para os cooperados é um meio de inclusão social.

Coleta do lixo eletrônico

Coleta seletiva de lixo, cidade de barueri. EletronicosCom as recentes melhorias salariais e facilidades de crédito, está havendo um aumento considerável na expansão do mercado de bens, desta forma, deve-se pensar o que fazer com os lixos eletroeletrônicos.

Quando alguém faz substituição de algum objeto eletroeletrônico, pode ter em mente que possivelmente o equipamento antigo poderá prejudicar o meio ambiente. Pois os aparelhos possuem componentes que são feitos com substâncias nocivas e, uma vez descartados em locais impróprios como lixões e mananciais, há riscos eminente de contaminação do solo e das águas, que podem acarretar grandes prejuízos a flora e fauna.

Desta forma, necessário se faz separar os eletrônicos como: teclados, celulares, baterias, pilhas, placas de CPU e similares, e colocar a disposição do carro coletor, obedecendo os dias de coleta no seu bairro.

Confira nas tabelas abaixo, os dias da coleta seletiva de lixo no seu bairro:

Horários: das 7h às 17h

Coleta seletiva de lixo, cidade de barueri. Azul

Coleta seletiva de lixo, cidade de barueri. Vermelho

Coleta seletiva de lixo, cidade de barueri. Amarelo

Coleta seletiva de lixo, cidade de barueri. Verde

Confira o Vídeo

http://youtu.be/2UVvL8HdDag

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.