Saúde

Erva Tomilho – Benefícios e Como Usar

Erva Tomilho muito utilizada na culinária como tempero a planta é um arbusto aromático de origem no continente europeu o Thymus vulgaris. Pode ser consumida em forma de chá trazendo muitos benefícios para a saúde sendo essa  a forma mais indicada de ingerir o tomilho. A erva tomilho também é considerado um antibiótico natural e é usada na fabricação de várias coisas, desde balas açucaradas até sabonetes porque seu aroma é muito bom.

Benefícios da Erva Tomilho

O tomilho contém um óleo essencial chamado timol, que tem ação antibacteriana e desinfetante e é um conservante natural. É a erva ideal para o inverno porque é uma excelente opção para tratar o aparelho respiratório, diminuindo bastante a tosse e o catarro quando se está gripado. O chá diminui os sintomas da sinusite e o possível surgimento de uma bronquite. A erva tomilho também ajuda e evitar a inflamações na garganta e na boca. Por isso tudo pode ser consumido como preventivo para gripes e resfriados.

O chá de tomilho é indicado para tratamento de depressão, estresse e ansiedade, porque ele contém substâncias que atuam acalmando o sistema nervoso. Ele também atua como antioxidante, evitando o envelhecimento precoce das células do corpo. É considerado um ótimo antisséptico e desinfetante, protegendo o corpo de bactérias quando usado externamente, como antipirético ajuda a reduzir a febre e é uma rica fonte de ferro sendo por isso indicado para pessoas com anemia.  O chá de tomilho também pode ajudar no combate à acne e diminuindo a queda de cabelo.

Como Usar a Erva Tomilho

As partes utilizadas do tomilho são suas sementes, flores, folhas e óleo essencial, em forma de tempero, para banhos de imersão ou em forma de chá.

Compartilhamos abaixo receita de Chá de Tomilho:

O chá pode ser feito com a erva seca ou fresca. Ferva 300 ml de água e desligue o fogo, acrescente um punhadinho da erva, tampe e deixe agir por 10 minutos. Coe e tome em seguida.

Compartilhamos abaixo maneiras de usar o tomilho para saúde:

Para gripes, resfriados, tosse ou bronquite tome duas xícaras do chá de tomilho por dia. De preferência bem quentinho e se tiver tosse, pode acrescentar um pouco de mel. Se estiver com as vias nasais obstruídas, tome o chá quente e inspire o vapor. Se for utilizar o óleo essencial de tomilho, use de 6 a 8 gotas em 1 litro de água fervente. Inale por 15 minutos cobrindo a cabeça com uma toalha. Massageie o peito e costas com 1 gota em um punhado de óleo vegetal. Nebulização: 1 gota para um copinho cheio de soro fisiológico.

Para as gengivas e gargantas inflamadas faça gargarejo com um chá de tomilho ou 1 gota de óleo essencial em meio copo com água. Faça bochechos diariamente. Se for utilizar o tomilho para diminuir a ansiedade aromatize o ambiente colocando 5 gotas em um aromatizador elétrico e complete com água. Ou coloque de 15 a 20 gotas em 500 ml de água e borrife em todo ambiente.

O tomilho ainda pode ser usado como escalda-pés colocando em uma bacia de água morna, acrescente de 5 gotas de óleo de tomilho. E para massagem: 20 gotas de óleo de tomilho em 60ml de óleo vegetal. Para fortalecer o cabelo e evitar sua queda basta  1 gota de óleo essencial em um punhado de shampoo. Massagear o couro cabeludo e enxaguar. 20 gotas em 100 ml de água. Borrifar no couro cabeludo e deixar secar. Usar 1 gota em um pouco de creme para pentear.

Existem algumas contraindicações que devem ser observada antes de utilizar o tomilho, por exemplo, mulheres grávidas e lactantes devem evitar o consumo, bem como pessoas com insuficiência cardíaca, gastrite, úlceras e problemas semelhantes no estômago. É importante sempre fazer uma consulta com seu médico antes de utilizar qualquer medicamento.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria! O tomilho traz muitos benefícios à saúde seja como chá ou óleo essencial! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email
Últimas Pesquisas:
  • óleo de tomilho e seus benefícios

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.