Saúde

Cervicalgia –  Sintomas, Causas e Tratamento

Cervicalgia é a dor localizada na região do pescoço e que pode variar de  intensidade. Hoje em dia é comum em quase todos os lugares que estivermos ver pessoa utilizando celulares e a cervicalgia esta associada muitas vezes a ma postura, um tipo muito conhecido é a que chamamos de torcicolo, por exemplo.

Cervicalgia –  Sintomas, Causas e Tratamento

Sintomas e Causas da Cervicalgia

A coluna cervical é formada por sete vértebras. Elas são ligadas por meio de ligamentos e músculos, formando assim uma ponte entre o tronco e a cabeça. Ela também é responsável pela sustentação e pelos movimentos da cabeça em relação ao tronco. Embora tenha toda essa importância a coluna cervical é uma das partes mais frágil da coluna vertebral, por isso, qualquer esforço ou mau jeito pode causar sérias complicações. Ela pode se tornar crônica e durar por várias semanas ou aguda  quando só dura alguns dias. A forma da cervicalgia aguda mais comum é a torcicolo. A cervicalgia é um problema frequente que afeta mais as mulheres do que os homens.

Cervicalgia –  Sintomas, Causas e Tratamento

Compartilhamos abaixo alguns sintomas da cervicalgia:

– Dor na nuca que pode irradiar para os ombros ou braços;

– Rigidez na nuca;

– Desconforto nos movimentos da cabeça;

– Dores de cabeça;

– Tonturas;

– Formigamento no pescoço.

Quando a dor se situa de um só lado e se espalha para o ombro ou braço, ela é chamada de nevralgia cervicobraquial. Assim como uma ciática nas pernas, é causada pelo pinçamento ou por algum dano no nervo que irriga o braço.

Compartilhamos abaixo algumas causas da cervicalgia:

Lesões musculares ou articulares são a causa mais comum de uma cervicalgia aguda. Elas podem ser causadas por uma má postura ou por um movimento brusco. Uma cervicalgia também pode aparecer após um traumatismo cervical como um “golpe de coelho”, um choque violento na nuca. Isso pode acontecer em um acidente de carro ou em um mergulho mal feito. Em casos raros, ela pode ser ligada a uma doença infecciosa, reumática ou tumoral.

A cervicalgia crônica geralmente é causada por uma artrose das vértebras cervicais. Uma hérnia cervical também pode ser a origem desse tipo de cervicalgia.

Tratamento para Cervicalgia

Existem muitos procedimentos que podem ser feitos para diminuir o problema da cervicalgia, mas o mais importante é sempre consultar o médico especialista. Nos casos mais simples um simples repouso pode ajudar no tratamento. Mas é necessários ficar atento aos problemas mais graves quando a dor não melhora com o repouso, existem a fraqueza nos braços e dedos, uma queimação ou dormência e uma dor que irradia para os dedos.

Cervicalgia –  Sintomas, Causas e Tratamento

O importante é saber que a dor cervical pode ser melhorada em até 70%  com acupuntura tradicional chinesa. Um tratamento barato, eficiente e sem efeitos colaterais importantes. A fisioterapia também é uma excelente aliada no tratamento como forma de fortalecer as vértebras cervicais e evitar assim futuras lesões mais graves. Para os casos mais sérios  uma opção são as injeções de corticoide, que amenizam instantaneamente a dor. Mas, que só podem ser indicadas por um médico.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? Ao sentir dor no seu pescoço de maneira persistente procure rapidamente um especialista! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.