Saúde

Celulite Infecciosa – Causas, Sintomas e Tratamento

Celulite Infecciosa muitas pessoas não a conhecem e não sabem reconhecer a doença logo que ela se instala confundindo com outro tipo de infecção e acaba se medicando de forma errada. Conhecer a celulite infecciosa é muito importante tanto para homens como para mulheres já que esta doença pode se tornar grave se não for tratada em seu inicio.

celulite-infecciosa-causas-sintomas-e-tratamento

Causas da Celulite Infecciosa

A celulite infecciosa é também conhecida como celulite bacteriana e é uma doença que afeta a pele causando dor, inchaço e vermelhidão na zona afetada. Ela não é contagiosa, e não se transmite de uma pessoa para outra, a não ser que exista alguma ferida aberta e uma troca de sangue.  A celulite infecciosa pode causar varias complicações para quem sofre da doença, como por exemplo infecção geral no corpo, septicemia e em casos que não for tratada corretamente pode mesmo causar a morte.

celulite-infecciosa-causas-sintomas-e-tratamento

A causa da celulite infecciosa é a entrada de bactérias no organismo e as bactérias mais comuns que causam esta doença são a Streptococcus pyogenes ou Staphylococcus aureus  e elas podem entrar no corpo através de algum corte na pele, queimadura, picada de inseto, borbulhas já arrebentadas e até frieiras. O mais comum é aparecer nas pernas, mas também pode acontecer no rosto.

Sintomas da celulite infecciosa

A celulite infecciosa pode aparecer em bolhas muito dolorosas espalhadas pela região comprometida, podendo provocar a necrose do tecido se elas estourarem. Em casos bem raros, a infecção pode se tornar generalizada, o que representa risco de morte.

celulite-infecciosa-causas
Abaixo compartilhamos alguns dos sintomas da celulite infecciosa:

– Dores de cabeça;

– Calafrios;

– Inchaço na zona afetada;

– Vermelhidão da pele;

– Febre;

– Dor na zona afetada;

– Mal estar geral;

– Náuseas e vômitos;

Se os sintomas acontecerem por mais de um dia, deve-se procurar o mais rápido possível um hospital ou posto de saúde.

Tratamento da Celulite Infecciosa

O tratamento da celulite infecciosa é feito por um médico dermatologista que deve receitar antibióticos, o mais comum é a  penicilina, para combater a bactéria causadora, e também para evitar que alcance o sangue e se espalhe pelo organismo. O paciente precisa manter repouso absoluto deixando a perna para o alto e se precisar caminhar, deve fazê-lo com a ajuda de muletas para não forçar a perna afetada. Normalmente o tratamento médico dura catorze dias, dependendo da gravidade e dos sintomas da celulite. Se desejar pode fazer um tratamento natural para diminuir o inchaço causado pela celulite infecciosa. Este tratamento consiste aplicar na perna, durante alguns minutos, compressas embebidas  em chá de camomila frio. 

celulite-infecciosa

Utilize sempre as compressas esterilizadas para não piorar ainda mais o problema e luvas limpas para evitar ficar com celulite infecciosa nas mãos, caso tenha alguma ferida. A prevenção sempre é a melhor atitude a ser tomada e para isso é necessário não abrir feridas em áreas que são suscetíveis à doença: pernas, pés e rosto. Se acontecer algum ferimento, é necessário manter o local sempre limpo e aplicar cremes antibacterianos. Manter a área enfaixada também ajuda e deve-se mudar o curativo sempre que for preciso para não piorar o problema. Mantenha as mãos sempre muito bem higienizadas principalmente quando entrar em contato com locais muito sujos ou superlotados. Hidratar a pele do corpo todo também é importante, para que ela não se torne  suscetível a feridas e rachaduras.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria! Celulite infecciosa é perigosa e causa muita dor e um mal estar geral! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.