Saúde

Catapora – Sintomas e Cuidados

Catapora conhecida como Varicela, pois o vírus que causa essa doença se chama Varicela zoster, é um tipo de vírus do herpes, muito contagioso. A catapora causa erupções cutâneas que coçam muito e podem causar pequenas lesões na pele. As lesões se tornam bolinhas vermelhas, com um liquido transparente, e após um tempo secam e viram umas casquinhas. A doença vai se espalhando pelo corpo e outras bolhas vão aparecendo.

Catapora - Sintomas e Cuidados

Sintomas da Catapora

A catapora é transmitida para outras pessoas com muita facilidade e o contágio acontece por meio de contato com o líquido da bolha ou pela tosse, espirro e saliva ou por objetos contaminados pelo vírus. As manchas começam primeiramente no rosto, cabeça e no tronco, e depois elas se espalham por todo o corpo. Em alguns casos de catapora, podem surgir manchas nos órgãos genitais e na boca formando aftas. Normalmente surgem entre 250 a 500 bolinhas vermelhas nas crianças.

Catapora - Sintomas  Cuidados

Os sintomas da catapora começam a se manifestar entre dez e vinte e um dia após o contágio da doença. Além de manchas vermelhas e bolhas no corpo, ela causa mal estar, cansaço, dor de cabeça, perda de apetite e febre baixa. As bolhas  se espalham e se transformam em pequenas vesículas contendo um líquido claro. Em poucos dias o líquido escurece e as bolhas começam a secar e cicatrizam. Durante este processo sente-se muita coceira, e ao coçar pode infeccionar as lesões devido a bactérias das unhas ou de objetos usados para coçar. A catapora pode ter complicações em casos mais graves ou com tratamento inadequado causando encefalite, a pneumonia e infecções na pele e ouvido.

Cuidados Com a Catapora

Ao perceber os  primeiros sintomas é preciso procurar um serviço de saúde para que um médico possa orientar o tratamento e avaliar a gravidade da doença. Para evitar o contágio, é preciso restringir a criança ou adulto com catapora de permanecer em lugares públicos até que todas as lesões de pele estejam cicatrizadas, o que demora em média em duas semanas. As mãos, vestimentas e roupas de cama e todos os objetos que possam estar contaminados, devem ser higienizados com muita atenção. O tratamento da catapora normalmente é feito com o uso de analgésicos e antitérmicos, para aliviar a dor de cabeça e baixar a febre, e anti-histamínicos os antialérgicos para diminuir a coceira.

Catapora - Sintomas  Cuidado

A higiene deve ser feita com muita atenção usando apenas água e sabão. Compressas de água fria ajudam a aliviar as coceiras. As bolinhas vermelhas não devem ser coçadas e as crostas não podem ser retiradas. Devem-se cortar bem as unhas para evitar que isso aconteça. O uso de medicação deve ter orientação de um profissional e deve-se observar que analgésicos e antitérmicos à base de ácido acetilsalicílico é contraindicado e pode causar problemas graves. Pessoas infectadas com varicela não devem entrar em contato com recém-nascidos, mulheres grávidas ou qualquer um que esteja com a imunidade baixa tais como portadores de aids ou que estejam realizando quimioterapia, pois  a doença pode ser mais grave nestes grupos.

Catapora -

Desde 2013 o Ministério da Saúde disponibilizou a vacina tetra viral, que protege contra sarampo, caxumba, rubéola e varicela (catapora) e ela deve ser apliada em crianças entre 15 meses e 2 anos de idade que já tenham sido vacinadas com a primeira dose da vacina tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola).

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? Catapora é uma doença viral que deve ser tratada com higiene e medicamentos!! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.