Utilidade Pública

Cartão SUS – Como Fazer a Solicitação Pela Internet e Como Emitir a 2ª Via Online

cartao-sus-segunda-via

O SUS – Sistema Único de Saúde – consiste no sistema público de saúde do Brasil, que tem como obrigação atender toda a população do país, sem distinção e gratuitamente. O sistema deve disponibilizar todo o atendimento, e não só o emergencial, como acontece no Pronto Socorro. Exames, todos os tipos de consultas e todos os recursos devem ser oferecidos à população de forma inteiramente gratuita. Como o número de habitantes do país é muito alto, o Governo Federal e o Ministério da Saúde, encontraram uma forma de organizar o SUS com cartões magnéticos. Cada pessoa poderá ter seu próprio cartão, e nele ficam registradas todas as informações, como os atendimentos, os dados do pacientes, facilita as marcações de consultas e exames, e também garante acesso à medicamentos gratuitos. Confira como solicitar o seu cartão gratuitamente através da internet e receber em sua residência.

Como Fazer a Solicitação Pela Internet do Cartão SUS

O Cartão Nacional do SUS pode ser solicitado por qualquer cidadão brasileiro. Para solicitar pessoalmente, basta se dirigir até a unidade de saúde mais próxima da sua residência, portando os documentos como certidão de nascimento ou casamento, carteira de identidade, CPF, e número de PIS/PASEP.
Porém, o cartão também pode ser solicitado via internet e o procedimento é bem simples. Acesse o site Portal de Saúde do Cidadão (www.portaldocidadao.saude.gov.br), em seguida clicar em "Pré Cadastro do Cartão Nacional de Saúde – CNS". O site irá abrir uma página e no canto direito possui um pequeno formulário para preenchimento. O cidadão deverá preencher para gerar um protocolo de atendimento, que será usado por um funcionário público da saúde das unidades habilitadas, para fazer a emissão do seu cartão.  O protocolo é válido por 90 dias.

Como Emitir 2ª Via Online

A segunda via também pode ser solicitada nos postos de saúde, desde que o cidadão esteja em posse dos documentos pessoais, como também pode ser feita através da internet. Na página do SUS, você deverá fazer o seu login com dados (CPF, nome, nome da mãe, município e data de nascimento), preencher e imprimir um novo protocolo de solicitação.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você.
Gostou da matéria? Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.