Utilidade Pública

Carta de Motorista – Como Tirar, Requisitos, Exames e Passo a Passo

carro-habilitação-carteiraPara que se possa dirigir pelas ruas e avenidas do nosso e de outros países, é necessário ter a carteira de habilitação. A fase de tirar a carteira é considerada quase um rito de passagem, um símbolo da liberdade de ir e vir. Ter a carta em mãos significa que você é uma pessoa apta para conduzir um veículo. A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é um documento oficial e obrigatório para conduzir um veículo dentro do seu país, para demais localidades é preciso possuir uma permissão internacional. Aqui no Brasil as pessoas costumam ficar muito nervosas, apesar de o processo ser fácil e objetivo para conseguir sua carta é preciso seguir as seguintes instruções.

Como TirarCarta de Motorista

Procure uma auto-escola um Centro de Formação de Condutores ou CFC, eles te fornecerão as informações necessárias, forma de pagamentos, taxas, horário disponível para as aulas, agendamento dos exames. Leve com você documentos de identificação como, carteira de identidade, CPF, comprovante de residência, sendo cópia e original de todos, além de fotos 3×4, pois será necessário para aparecer na sua habilitação. Após essa primeira iniciativa você terá que realizar alguns exames que são de origem médica.

Requisitos

Se você está interessado em obter sua habilitação fique ciente que é preciso ter alguns pré-requisitos, como ser maior de 18 anos, ser alfabetizado, possuir todos os documentos de identificação como, Carteira de Identidade e CPF. É necessário quere solicite o serviçocarta- motorista-detran para as categorias A, B ou A e B na Ciretran da cidade onde mora. Para quem mora no Estado de São Paulo pode se consultar pelo site do Detran. 

Exames

É feitos alguns exames, antes de se iniciar o processo para conseguir tirar a carteira de motorista, os exames realizados são os seguintes: médico de vista (oftalmologista), pois é importante que o candidato tenha uma boa visão, e psicológico para que seja constado que o futuro motorista não possui nenhum tipo de disfunção. Esses exames são realizados em clínicas credenciadas e mais próximas de sua casa. Depois de ser aprovado você poderá assistir às aulas de legislação e leis do trânsito. É preciso ter no mínimo 45 aulas, sobre sinalização, direção defensiva e placas que estão espalhadas por todo o país entre outras coisas. Existe também um exame teórico, você pode se preparar para esses exames com os simulados que estão disponíveis pela internet.

Passo a Passo

  • Procure uma auto-escola de confiança para fazer todo o processo. Exija todas as aulas teóricas e práticas, e que sejam cumpridos o tempo e quantidade certos de aulas.
  • Faça os exames médicos e psicológicos.
  • Após as aulas praticas e teóricas, é hora de realizar o exame final, se caso você passe com sucesso sua carta chegará a sua casa em um período de no máximo 15 dias. O próprio Centro de Formação de Condutores te informará o resultado do mesmo dia do exame.

Depois de seguir essas etapas, você está apto para sair dirigindo pelas ruas. 

Observação: Se dirigir não beba!

Big1News, Trazendo o melhor para você. Não se esqueça de deixar o seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.