Noticiais

Carro Sem Motorista as Montadoras – Volvo – Audi – Google

Carro sem motorista já era noticia em 1957 numa revista americana chamada Life que dizia que no futuro os carros não iriam necessitar de motorista. Agora quase sessenta anos depois estamos bem próximos de ver aquele sonho futurista da época se tornar realidade. Carro-Sem-motoristaRecentemente lemos a noticia de que um carro percorreu 5,5 mil km costa a costa dos Estados Unidos, sem motorista e com 99% do comando do automóvel sobre responsabilidade do sistema automático, indo da ponte Goden Gate localizada em San Francisco até Nova York. Esta foi a primeira vez que um automóvel trafegou sem um motorista e como é proibido que um carro circule sem um motorista responsável durante o percurso uma pessoa ficou o tempo todo sentado no banco pronto para assumir o volante se ocorresse alguma necessidade ou para que evitasse algum acidente se fosse o caso.

Carro sem Motorista as Montadoras – Volvo

Carro sem motorista da Volvo uma marca sueca esta pronto para rodar segundo foi anunciado recentemente por teleconferência global. Esta no inicio a segunda fase do projeto Drive Me para os modelos de carro sem motorista e as pessoas que ficavam por traz do volante já podem ser dispensadas. Eram engenheiros que ficavam de alerta preparados para tomar a direção em caso de emergência. O modelo comercial da Volvo que terá o sistema autônomo será o XC90 recentemente apresentado no Salão de Paris o SUV já começa a ter suas vendas iniciadas pela Europa e possivelmente chega ao Brasil até 2016. 

Carro-Sem-Motorista-Volvo

Mas atenção o XC90 ainda será guiado normalmente com as mãos no volante e os pé no freio e acelerador já que o modelo é automático. O sistema autônomo ainda estará em testes para que seja validado em estradas previamente selecionadas e somente na Suécia até o fim do ano que vem.

As unidades autônomas só chegarão às garagens de algumas pessoas em 2017. Serão escolhidas cem pessoas comuns que participaram dos testes finais. Para usufruir do carro sem motorista nesta fase de teste serão escolhidos todos os tipos de consumidores desde os mais jovens aos mais velhos, os que não têm muita experiência no volante e os mais experientes. No teste é muito importante, segundo o engenheiro da Volvo Erik Coelingh, que os usuários lidem com o automóvel da mesma forma que usariam qualquer outro carro.

A Volvo compara seu carro sem motorista com um avião onde o piloto comanda até a altura de cruzeiro e depois passa o comando ao computador de bordo. O sistema automatizado do veiculo conta com novos sensores a laser, radares, câmeras todas com três focos, estereoscópicas e normais, ficam espalhadas em volta do veiculo e também no para-brisa, e com seus computadores são de processamento rápido. Mas o mais importante, contudo, é a comunicação que deve haver com as companhias de trânsito das cidades.

Carro-Sem-Motorista-Computador

A Volvo já tem esta interação com as CETs de algumas cidades suecas entre elas Gotemburgo que é feito através de um sistema de nuvem de dados chamado cloud computing contendo mapas de trânsito. É em Gotemburgo que os primeiros testes terão  seu inicio.

Carro sem Motorista as Montadoras – Audi

Carro sem motorista da Audi uma fabrica alemã é considerado por muitos um sonho de consumo de todo motorista. Ele estaciona sozinho e pode ir te buscar após um bom almoço no restaurante de sua escolha. Com um sistema combinando sensores espalhados pelo estacionamento com a rede Wi-fi do próprio carro, o automóvel distingue espaços vazios e estaciona a si próprio sem nenhuma intervenção do homem. Estes mesmo sensores conseguem mapear o ambiente evitando assim que o carro colida com outros obstáculos pelo caminho.

A Audi organizou recentemente um teste onde o protótipo do carro um Audi A7 sem motorista percorreu 885 km nos Estados Unidos, de São Francisco até Las Vegas. Os fatores como pista e tráfego foram monitorados o tempo todo por sensores e computadores. O Audi A7 totalmente independente consegue comando sobre os equipamentos que já existem no A7 comum, entre eles o ACC controlador automático de velocidade adaptativo e o ASA sistema que monitora as áreas traseiras e laterais do automóvel.

Carro-Sem-Motorista-Audi

O carro sem motorista é capaz de chegar a 110 km/h e mudar de faixas e ultrapassar outros veículos sem que o condutor intervenha nos comandos. Entretanto apesar de toda a tecnologia o modelo só consegue guiar sozinho nas rodovias quando utilizado nos trechos urbanos o condutor teve de intervir e tomar o comando do volante.

Carro sem Motorista as Montadoras – Google

Carro sem motorista da Google tem como responsável o engenheiro Chris Urmson que acredita que os carros autodirigíveis serão responsáveis por uma queda grande de números de acidente no trânsito. Segundo ele os primeiros automóveis estarão no mercado em 2020 e não devem ser usados em condições que causem risco para as pessoas do tipo usar o carro em alta velocidade ou que traga perigo aos passageiros.

O modelo de protótipo que esta sendo estudado pela Google nem tem volante para que mais tarde um humano possa assumir o comando e esta sendo usado como base para os outros fabricantes de veículos. Com a Google estão trabalhando as marcas como Volkswagem, Gm e Ford todas empenhadas em estudos de autodirigíveis.

Carro-Sem-Motorista-Google

Parece que todos estão empenhados em fazer seus lançamentos no ano de 2020 e já podemos acreditar que num futuro bem próximo poderemos viajar confortavelmente e em segurança no banco de passageiro de um carro e sem ninguém ao volante.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.