Saúde

Cansaço Excessivo – Causas e Como Melhorar

Cansaço Excessivo indica a necessidade de uns dias de férias, mas se apesar dos dias de descanso ainda se sentir cansada isto pode indicar outros tipos de problemas. É através do nosso corpo que o estresse físico ou mental se expressa e o cansaço pode debilitar uma ou mais músculos em partes do corpo. O cansaço pode ser provocado por vários motivos, desde noites mal dormidas até falta de vitaminas ou problemas psicológicos.

Causas do Cansaço Excessivo

A astenia, que é a perda ou redução da força física é apenas um pequeno indicio e são os outros sintomas que definem que tipo de doença se trata cada caso. É necessário separar a fadiga em física e psicológica. A indisposição psíquica, que impede a realização de atividades, sugere doenças como depressão. Nesse caso, o mais indicado é buscar um psiquiatra, que pode realizar uma avaliação completa do quadro para o tratamento correto.

Compartilhamos abaixo algumas doenças que causam o cansaço:

A anemia pode causar cansaço, sono, desânimo, queda de cabelos inclusive falta de ar. Nas mulheres, é mais comum durante a menstruação, quando a perda de sangue aumenta o déficit de ferro no organismo.

Depressão causa uma enorme fraqueza e grande cansaço. A doenção embora seja de origem psíquica acaba com a disposição física. Nela, ocorre um processo inflamatório dentro dos neurônios que atrapalha seu funcionamento, e isso acaba gerando o cansaço.

Os hormônios tireoidianos são fundamentais para manter o metabolismo vivo. Uma característica comum entre o hipertireoidismo, quando a tireoide trabalha demais, e o hipotireoidismo, situação em que a glândula fica lenta, é a indiferença total. O coração bate muito rápido e a maior queixa é o cansaço extremo.

As infecções seja causada por uma pequena gripe ou seja um quadro mais severo, como a hepatite pode enfraquecer, em maior ou menor grau. É que o organismo concentra suas forças na luta contra o agente infeccioso, daí o acontece o esgotamento fisico.

Estudos recentes comprovaram que a baixa dosagem de vitamina D no sangue é uma das prováveis causas do cansaço excessivo e sensação de desânimo. A dosagem de vitamina D no sangue é feita em laboratório e deve ficar acima de 40 mg/dl. Se a exposição do sol não for suficiente é preciso fazer a

Ansiedade e o estresse são os maiores males da vida moderna e a queixa mais frequente é a de acordar cansado. O estresse libera quantidades altas de cortisol e adrenalina, hormônios que em altas doses prejudicam o funcionamento dos neurotransmissores, deixando os indivíduos ansiosos, com dificuldade de concentração e no sono. O tratamento nesse caso é praticar uma atividade física prazerosa, que alivie as tensões, e em casos extremos a recomendação é a de uso de medicamentos.

Como Melhorar o Cansaço Excessivo

Existem ainda várias outras causas para o cansaço excessivo como a insônia, horas mal dormidas, excesso de atividade físicas, mau funcionamento do intestino, etc. É fundamental neste processo conseguir distinguir com certeza qual a causa deste cansaço sem medidas e que vem atrapalhando as suas atividades no dia a dia.

Compartilhamos abaixo algumas dicas para Melhorar o cansaço excessivo:

Tente relaxar e conseguir uma boa noite de sono Dormir bem pode ser um excelente remédio para revigorar as energias. Alimente-se de maneira balanceada procurando distribuir bem as suas refeições ao longo dia. Procure evite beber cafeína e bebidas alcoólicas perto da hora de dormir.  Acrescente as atividades físicas aos poucos em sua rotina diária e depois aumente a duração e a intensidade dos exercícios lentamente. Inicie com 10 minutos de atividades físicas por dia e mantenha uma regularidade. Andar ajudará a manter uma boa forma e, consequentemente você ficará menos vulnerável ao cansaço.

Para quem não quer se cansar, uma boa dica é beber água. Manter o corpo abastecido de líquidos pode ser uma tática de sucesso. Caso não tenha a hidratação adequada, as células vão extrair a água da circulação. O sangue se torna mais denso e a absorção da energia também vai ser dificultada. Diminuir o estresse é fundamental para fugir da indisposição. E nada melhor do que fazer aquilo de que se gosta para melhorar sua rotina. As atividades que trazem prazer são estimulantes para o cérebro e para o corpo

Caso a fadiga não vá embora, o importante é procurar auxílio de um médico. Ele poderá solicitar exames como hemograma, teste de glicemia, dosagem hormonal e outros mais específicos, como o eletrocardiograma e o teste de função hepática, que ajudam a identificar o que está prejudicando a disposição.

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