Saúde

Candidíase – O Que É e Como Prevenir

candidiase-prevenirMuitas mulheres estão sujeitas ao desenvolvimento de irritações na região genital. A candidíase é uma doença que afeta o órgão genital e apesar dos homens estarem sujeitos a desenvolverem, as mulheres são as que mais sofrem com o problema. No entanto, a doença não é uma DST – doença sexualmente transmissível – pois ela é causada por um fungo que está presente na própria flora vaginal, mesmo que possa ser transmitida ao parceiro durante a relação sexual. Confira maiores informações sobre a doença e saiba como identificar, tratar e prevenir.

O Que É Candidíase

A candidíase é uma doença genital, mais precisamente uma infecção, causada pelo fungo Candida albicans. Esse fungo está presente naturalmente na flora intestinal e vaginal. O problema se desenvolve quando há um desequilíbrio dessa flora vaginal, resultando na proliferação do fungo.
Os sintomas mais comuns da candidíase são:

  • Muita coceira e sensação de ardência;
  • Irritação do órgão genital;
  • Inflamação da vulva;
  • Vermelhidão;
  • Ardência e dor durante as relações sexuais;
  • Corrimento esbranquiçado.

Geralmente a doença se desenvolve quando o sistema imunológico está em baixa, o que deixa a flora vaginal em desequilíbrio e o Candida albicans se prolifera. Porém, outros fatores contribuem para o aparecimento desse problema, tais como: uso de anticoncepcionais, antibióticos e corticóides; diabetes; gravidez; roupas justas; tecidos sintéticos; absorventes; higiene inadequada; menopausa; alguns tipos de sabonetes; promiscuidade.
Há dois tipos de candidíase, sendo a ocasional e a de repetição. A candidíase ocasional, como o próprio nome diz, ocorre com episódios isolados, apenas em situações que favoreçam a multiplicação do fungo causador. Já a de repetição se manifesta com crises frequentes, ou seja, a paciente trata o problema, mas logo uma nova crise da infecção aparece. No primeiro caso, o tratamento é feito apenas com medicamentos e uso de pomadas, além de medidas preventivas. No entanto, para quem sofre com crises frequentes, o ideal é procurar um imunologista, pois assim poderá ser identificada a causa real do problema, podendo ser até alergia à alimentos que favorecem na proliferação da Candida albicans.

Como Prevenir

Como mencionado anteriormente, diversos fatores podem favorecer o aparecimento do problema e devem ser evitados ao máximo. Porém, outros cuidados também podem ser tomados, sendo eles:

  • Não deixar a região da vagina úmida, sempre secar bem após o banho;tratar-candidiase
  • Não deixar a calcinha no boxe do chuveiro, pois o local é favorável à proliferação de vários fungos por ser úmido.
  • Depois da praia, sempre tomar um banho e colocar uma calcinha seca;
  • Durma sem calcinha e opte por peças de algodão no dia a dia, pois os tecidos sintéticos ajudam a manter a região mais abafada e sem ventilação;
  • Roupas muito justas também devem ser evitadas;
  • Utilize sabonetes íntimos para ajudar na higiene da área e também a manter o pH equilibrado;
  • Evite compartilhar toalhas, biquínis e peças íntimas.

Big1News, trazendo o melhor para você. Não se esqueça de deixar o seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.