Saúde

Calo Nas Cordas Vocais – Como Identificar e Tratar

Calo Nas Cordas Vocais ou Nódulos nas pregas vocais são lesões de massa, benignas, bilaterais e simétricas que acontecem nas pregas vocais. Sua formação pode ser causada pelo uso excessivo da voz e é muito comum acontecer em professores, palestrantes e cantores, especialmente nas mulheres devido a anatomia da laringe.

Calo Nas Cordas Vocais - Como Identificar e Tratar

Como Identificar Calo Nas Cordas Vocais

Os nódulos que se formam nas cordas vocais modificam a produção dos sons, porque impedem o fechamento adequado das pregas vocais durante a fonação ou seja na hora de produzir a voz, deixando escapar o ar pelas regiões que não entram em contato alterando o padrão de vibração dos tecidos das pregas vocais devido ao aumento de massa ou da rigidez. A alteração mais comum é percebidas pela  rouquidão e a soprosidade onde parece escapar ar durante a vibração das pregas vocais. Alguns podem sentir cansaço durante a fala, piora da voz ao falar por mais tempo, dor na laringe ou no pescoço, presença de muito pigarro e dificuldade para produzir notas agudas. É comum ter dificuldade em coordenar adequadamente a respiração e a produção da voz.

Calo Nas Cordas Vocais - Como Identificar

Nas crianças o calo nas cordas vocais costuma ser mais intenso e em alguns casos elas podem perder a voz por alguns períodos. A voz também pode ficar mais grave, rouca e soprosa, podendo piorar ou até sumir ao longo do dia e a dificuldade de coordenar a respiração com a produção dos sons fica mais intensa que nos adultos. Em alguns casos em crianças podem surgir alterações articulatórias e excesso de tensão no pescoço e no rosto prejudicando ainda mais a qualidade da voz e a expressão oral.

Abaixo compartilhamos algumas causas de calo vocal:

– Falar muito alto;

– Gritar muito;

– Falar por muito tempo;

– Produzir voz muito grave (mais grossa);

– Falar em ambientes ruidosos;

– Falar durante movimentação física intensa enquanto pratica esportes, por exemplo;

– Falar muito rápido;

– Emitir sons com muita força ao invés de usar emissões mais suaves;

– Falar com a ressonância mais baixa e desta maneira forçar mais a garganta e projetando menos a voz.

​​Se os sintomas durarem mais de quinze dias é importante procurar um médico.

Como Tratar Calo Nas Cordas Vocais

O tratamento para calo nas cordas vocais costuma ser feito com o descanso da voz e a prática de exercícios para pregas vocais para aquecer e desaquecer. Estes exercícios devem ser indicados por um fonoaudiólogo. Nos casos mais graves quando o calo torna-se grande ou muito rígido, pode ser necessário  recorrer a uma cirurgia para sua retirada.

Calo Nas Cordas Vocais

Para evitar que se forme um novo calo é importante saber usar a voz de maneira correta, usando técnicas que podem ser ensinadas pelo fonoaudiólogo e manter a garganta sempre muito bem hidratada, o que pode ser feito consumindo pequenos goles de água sempre que estiver dando aula numa sala com muitos alunos ou num lugar onde não se pode usar o microfone como recurso para amplificar a altura da voz.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? Quem trabalha usando muito sua voz deve ter todos os cuidados para evitar os calos vocais! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.