Saúde

Câimbra Muscular – Causas e Como Prevenir

Câimbra Muscular acontece de repente e até hoje os especialistas ainda se questionam porque ela acontece. A câibra é uma dor intensa distingui-se pela contração rápida, dolorosa e involuntária dos músculos. A câibra é um problema considerado bem comum, e pesar de não indicar nenhuma doença grave, pode mostrar que ocorre um desequilíbrio de água e nutrientes no organismo.

Câimbra Muscular - Causas e Como Prevenir

Causas da Câimbra Muscular

A câibra é uma contração rápida e dolorosa de um músculo ou de vários músculos.  Podem afetar qualquer parte do corpo, entretanto é mais comum na região dos pés, mãos ou pernas, principalmente a panturrilha e a parte de trás da coxa. A contração do músculo pode ocorrer por causa de desequilíbrio hidroeletrolítico da área onde a dor aparece. Isto quer dizer que quando sentimos cãibra nosso organismo pode estar indicando a necessidade de repor a água e os sais minerais, como potássio e sódio nesta região.

Câimbra Muscular - Causas e Como Prevenir

As câimbras não são graves e surgem após a prática de exercício físico intenso ou devido à falta de água no músculo. Elas também podem acontecer durante a gravidez ou por causa de problemas de saúde como falta de minerais, diabetes, doenças no fígado ou miopatia. Apesar da maioria das cãibras musculares serem inofensivas, algumas podem estar relacionados a uma condição médica subjacente.

Compartilhamos abaixo algumas causas da câimbra:

-Estreitamento das artérias;

-Compressão do nervo;

-Deficiência de potássio, cálcio ou magnésio;

-Uso de medicamentos diuréticos;

-Diabetes;

-Doenças neurológicas;

-Doenças do fígado;

-Distúrbios da tireoide;

-Alcoolismo;

-Fatores de risco.

-Idade avançada;

-Desidratação;

-Atividade física intensa

-Gravidez;

-Anemia;

-Sedentarismo;

-Fratura óssea;

-Ingestão excessiva de álcool;

-Presença de doenças metabólicas.

Como Prevenir Câimbra Muscular

A banana é muito popular quando se fala em prevenção de câimbra. E ela é excelente opção por ser  rica em potássio, um dos principais minerais responsáveis pelo equilíbrio hidro eletrolítico. Ela ainda ajuda na prevenção da contração, mas, se não houver a reposição dos demais nutrientes e sais minerais isso pode não ser suficiente. É necessário também o consumo de alimentos ricos em magnésio, potássio, sódio e cálcio de forma equilibrada, para garantir uma ótima contração muscular e diminuir a incidência das cãibras. Beber bastante água diariamente também é fundamental para ajudar a eliminar as cãibras, pois uma das maiores causas da ocorrência de cãibra é a desidratação.

Câimbra Muscular - Causas e Como Prevenir

Compartilhamos abaixo alimentos que melhoram os sintomas da cãibra:

 -Amendoim;

 -Abacate;

 -Cenoura;

 -Chá preto;

 –Brócolis;

 -Algas;

 -Azeitona;

 -Bacon;

 -Carne seca;

 -Amêndoa;

 -Castanha-do-Pará.

Se a câimbra aparece mais de 1 vez por dia ou demora mais de dez minutos para passar é importante consultar o seu médico para identificar a causa da câimbra e iniciar o tratamento correto.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? Existem alimentos que ajudam a combater a câimbra e podem ser incluídos em sua alimentação diária! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.