Scroll Top

Utilidade Pública

Cadastro No PIS – Como Saber Se É Cadastrado

imagem-pisO PIS é o Programa de Integração Social do Governo Federal para trabalhadores de empresa privada. São contribuições sociais pagas pelas pessoas jurídicas, com finalidade de financiar o pagamento de benefícios como seguro-desemprego, abono salarial e FGTS.
O Cadastro é feito pela empresa e no seu primeiro emprego. O funcionário vai até uma agência da Caixa Econômica Federal e apresentando um documento da empresa que está empregando, solicita o cadastramento no PIS. A Caixa emite um comprovante de inscrição para a empresa e um para o funcionário. Quando a pessoa muda de emprego, não é necessário um novo cadastramento, pois a nova empresa solicita o número de inscrição no PIS.
O PIS foi criado como o objetivo de promover a integração do funcionário no desenvolvimento da empresa. Consiste na transferência de renda para possibilitar a melhor distribuição de renda no país.
O trabalhador quando efetua o registro no PIS, após o quinto ano (sendo que o primeiro ano é o ano que foi inscrito no programa), recebe um abono salarial anual. Caso o trabalhador receba até dois salários mínimos, receberá uma quantia equivalente a um salário mínimo vigente naquele ano.

Como Saber Se É Cadastrado

O cadastro é feito pela empresa apenas. Mesmo quando o empregado se dirige até a agência da Caixa pis-salarioEconômica Federal, ele apresenta um requerimento da empresa contratante para fazer o cadastramento. É possível o cadastro ser feito online, porém somente é feito por pessoa jurídica.
Quando a pessoa já possui cadastro no PIS, ela possui um número de inscrição, que fica em um papel comprovante recebido na hora do cadastramento, ou a empresa registra o número de inscrição na carteira de trabalho. Caso o indivíduo não tenha nenhum desses dois comprovantes, é necessário se dirigir até uma agência da Caixa e solicitar o número de inscrição ou a segunda via do comprovante.
O número pode ser encontrado também no Cartão Cidadão, caso a pessoa já tenha cadastro na Caixa Econômica, ou recebeu seguro desemprego. Se não possuir esse cartão, deverá se dirigir até uma agência mais próxima para solicitar o código do PIS.

Big1News, trazendo o melhor para você. Não se esqueça de deixar o seu comentário.

Print Friendly
Últimas Pesquisas:
  • como saber se estou cadastrado no pis
  • como saber se estou cadastrada no pis
  • como saber se sou cadastrado no pis
  • como saber se fui cadastrado no pis
  • como saber si estou cadastrada no pis
  • como faço pra saber se sou cadastrado no pis
  • como saber a quanto tempo sou cadastrada no pis

Comente Via FaceBook

Comentários

1 Estrelinha =(2 Estrelinhas3 Estrelinhas4 Estrelinhas5 Estrelinhas =) (1 Votos, Média: 5,00 out of 5)
Loading...

Você Vai Gostar de Lêr:

Artigos Relacionados à Cadastro No PIS – Como Saber Se É Cadastrado!

Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: