Educação

Os Biomas no Brasil – Principais Características

Bioma é um conjunto de ecossistemas diferentes de uma determinada região. É uma comunidade biológica, com fauna, flora e ambiente físico que interagem entre si. O Brasil é um país que tem uma área territorial muito grande, fazendo com que seu ecossistema seja um dos mais variados e ricos do mundo. O Brasil possui um conjunto de biomas, e cada bioma caracteriza uma determinada região. Veja os biomas e suas características.

biomas-brasil

 

Principais Características

Caatinga
Localização: A caatinga está presente na região norte, em estados como ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Piauí e também parte da região sudeste, no norte de Minas Gerais. Possui uma extensão territorial de 800 mil quilômetros quadrados.
Vegetação: Possui uma vegetação típica de regiões semi-áridas, formada basicamente por plantas xerófilas, que se adaptam ao clima seco e quente. Durante as estações mais secas do ano, a vegetação perde sua folhagem.
Fauna: A fauna da Caatinga é representada por répteis, roedores, insetos, aracnídeos, e animais como asa-branca, gambá, preá, arara-azul, sapo-cururu- veado-catingueiro e outros.
Clima: Esse bioma é caracterizado pelo clima semi-árido, com temperaturas médias de 27° a 29°. É um clima com baixa umidade e pouca chuva.

bioma-brasil-caatinga

 

Campos (Pampas)
Localização: Esse bioma é encontrado na Região Norte, nos estados do Amazonas, Roraima e Pará, além da Região Sul.
Vegetação: Esse bioma é caracterizado por uma vegetação rasteira, com gramíneas e poucos arbustos e árvores.
Fauna: A fauna dos Campos é composta basicamente por roedores, felinos e aves, como onça-pintada, lobo guará, capivara, gato-maracajá, gato-palheiro, cateto, lontra, veado, tamanduá-ema, marrecos, jaguatirica, arara-azul e garça.
Clima: Na região norte o clima dos campos é equatorial úmido, enquanto no sul do Brasil, os campos se encontram em um clima subtropical.

bioma-brasil-campos

Cerrado
Localização: Abrange áreas de oito estados como Minas Gerais, Goiás, Tocantins, Bahia, maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal e Piauí, sendo o segundo maior bioma do país.
Vegetação: A vegetação do Cerrado é composta por árvores esparsas, arbustos e gramíneas.
Fauna: As espécies encontradas nesse bioma são muitas, entre elas tamanduá-bandeira, tatu-bola, veado-campeiro, capivara, onça pintada, lobo guará, entre muitos outros.
Clima: O clima predominante dessa região é o tropical sazonal, que é caracterizado por dois períodos alternados de chuva e seca, cada um durando seis meses.

bioma-brasil-cerrado

 

Floresta Amazônica

Localização: A floresta amazônica compreende cerca de 42% do território brasileiro. Está presente nos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.
Vegetação: a Amazônia é rica em diversidade de vegetação, possuindo florestas de transição, matas secas e semidecíduas, matas de bambu, campinaranas, enclaves do cerrado, florestas inundáveis, entre outras.
Fauna: É o bioma que possui maior biodiversidade, e entre os animais encontrados estão o jabuti, paca, anta, jacaré, sucuri, macacos, entre outros.
Clima: O clima dessa região é equatorial, ou seja, quente e úmido.

bioma-amazonia

 

Mata Atlântica
Localização: A Mata Atlântica fica localizada na costa leste brasileira, indo desde o Piauí, até o Rio Grande do Sul.
Vegetação: É um bioma com uma rica vegetação, representada por espécies como peroba, ipê, quaresmeira, cedro, jequitibá-rosa, jacarandá, pau-brasil, etc.
Fauna: São encontradas espécies como tatu-canastra, onça-pintada, lontra, mico-leão, macaco-murique, anta, veado, e etc.
Clima: O clima da Mata Atlântica ao norte é equatorial, e ao sul é subtropical.

bioma-atlantica

Pantanal
Localização: Sudoeste do Mato Grosso e Oeste do Mato Grosso do Sul.
Vegetação: Com mais de 3500 espécies de plantas, a biodiversidade é uma das principais características dessa região, que não é homogênea e não possui há um padrão de flora.
Fauna: Tucanos, garças, tamanduá, cachorro-do-mato, ariranha, macaco-prego, e bugio são algumas espécies que podem ser encontradas nesse bioma.
Clima: O clima é sempre úmido, caracterizado por temperaturas quentes no verão e mais frias no inverno.

bioma-brasil-pantanal

 

Esses são os principais biomas, mas como o Brasil possui um território gigantesco, ainda há outros tipos que podem ser encontrados aqui, como Mata dos Cocais, Mata de Araucária, Zonas Litorâneas e Manguezais.

Big1News, trazendo o melhor para você. Não se esqueça de deixar o seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.