Meio Ambiente

Biogás – Energia Através do Lixo

Biogás é a mistura de gases o dióxido de carbono e metano, produzida pela decomposição biológica de matéria orgânica com ausência de oxigênio. A produção de biogás auxilia a diminuir os lixões e assim também previne a contaminação do solo e aumento de doenças.

biogas-energia-atraves-do-lixo

Energia Através do Lixo Biogás

A matéria-prima utilizada na produção do biogás é de origem orgânica, são aproveitados materiais como esterco humano ou de animais, palhas, bagaço de vegetais e lixo. Essa fonte energética gerada através deste processo pode ser usada como combustível em fogões, motores e na geração de energia elétrica. Cada vez mais aumentam as pesquisas para descobrir novas fontes de energia renováveis simplesmente por causa do grande índice de poluição ambiental e o petróleo não ser um combustível renovável. As preocupações com o crescente acúmulo de lixo nas áreas urbanas que acarretam problemas de saúde e problemas ambientais foram outro grande incentivo para a pesquisa do biogás.

biogas-energia

Como o biogás é produzido a partir do uso de  lixo, ele também é chamado muitas vezes de gasolixo. Nos lixões a céu aberto, o metano e o gás carbônico são liberados para a atmosfera isto polui muito o meio ambiente, pois são gases que propiciam o efeito estufa, além de poderem provocar explosões e mau cheiro. Justamente por isso alguns aterros sanitários instalaram o sistema de captação dos gases que são liberados durante a fermentação do lixo. Eles são captados por flares onde são queimados criando novo problema já que o metano se transforma em gás carbônico aumentando ainda mais o problema de aquecimento global.

biogas-energias

A instalação de biodigestores para produção de biogás é aconselhada para áreas rurais e alguns espaços urbanos. Em países como China e Índia já existem um grande número desses equipamentos em pequenas cidades e propriedades rurais. Aqui no Brasil os biodigestores são instalados, exclusivamente na zona rural, mas já existe a intenção de implantá-los em grandes cidades brasileiras, entretanto a capacidade de processamento do equipamento não acompanha a quantidade de lixo e para isso seria milhares de biodigestores.

Abaixo compartilhamos algumas vantagens da produção e uso do biogás:

– É renovável como é encontrado no lixo e no esgoto, é praticamente inesgotável;

– Fontes de matéria-prima são de fácil obtenção;

– Auxiliam evitar os chamados lixões, que trazem doenças e contaminam o solo;

– Auxiliam na reutilização de resíduos orgânicos;

– Auxiliam na redução das emissões de gases do efeito estufa;

– Ajudam na produção de bio­fertilizante como um subproduto;

– Auxiliam na obtenção de energia térmica e elétrica a baixo custo.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? Fonte renovável de energia o biogás é solução para muitos problemas! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.