Saúde e Beleza

Benefícios da Linhaça na Alimentação – Quais São e Como Consumir

formas-linhacaA linhaça é um grão muito consumido na culinária. É a semente derivada do linho, conhecida cientificamente com o nome de Linum usitatissimum e usada desde os tempos antigos, há aproximadamente 5 mil nos a.C. (antes de Cristo). O alimento traz diversos benefícios ao organismo, principalmente para o intestino e coração, além de possuir o poder de prevenir alguns tipos de câncer. Seu principal benefício e principal causa de sua popularidade, é ajudar no emagrecimento. Confira maiores benefícios e como a linhaça pode ser inserida na sua dieta.

Quais São Benefícios da Linhaça na Alimentação

Mesmo sendo um grão bem pequeno, a linhaça é uma rica fonte em diversos nutrientes e possui dois tipos, a dourada e a marrom. A diferença entre as duas é bem pequena, somente uma quantidade maior de ácidos graxos ômega 3 e 6 no tipo marrom. O restante dos nutrientes são encontrados na mesma quantidade, podendo variar somente dependendo da região em que foi plantada e condições de cultivo.
A linhaça é rica também nos seguintes nutrientes: fibras, magnésio, manganês, fósforo, zinco, gorduras totais, proteínas, ferro, gorduras saturadas, cálcio e carboidratos.
Entre os benefícios da semente estão:

  • Ajuda no emagrecimento;
  • Faz bem para o coração, pois diminui o nível do colesterol LDL (ruim);
  • Controla o diabetes;
  • Controla inflamações causadas por obesidade, hiperglicemia, sedentarismo, tabagismo e dislipidemias;
  • Melhora o funcionamento do sistema digestivo (intestino);
  • Protege o organismo de bactérias;
  • Previne determinados tipos de câncer;
  • Ajuda na saúde dos ossos.

Como Consumir

Há diversas maneiras de se consumir a linhaça. A farinha feita do grão, por exemplo, pode ser adicionada em sucos, saladas, frutas e iogurtes. O grão não é recomendado para consumir inteiro, pois impede a absorção dos nutrientes e o ideal é triturar antes de consumir, fazendo dele uma farinha.
O óleo de linhaça também pode ser usado em saladas quando está frio. Já o óleo aquecido perde os valores nutricionais, não servindo para consumo. Também são encontradas em forma de cápsulas, em farmácias de manipulação.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você.
Gostou da matéria? Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.