Saúde

Beijos no Carnaval – Riscos e Como Prevenir Doenças

Beijos no Carnaval é uma pratica muito comum de quem participa dos bloquinhos e bailes de carnaval. Isso tem um lado perigoso que deve ser levado em consideração. O alerta a respeito dos riscos foi feito pelo Conselho Regional de Odontologia do Estado de São Paulo

Beijos no Carnaval - Riscos e Como Prevenir Doenças

 Riscos de Beijos no Carnaval

Beijar várias pessoas de um modo geral pode fazer com que se contraiam doenças através de bactérias, vírus e fungos que podem estar presentes na saliva e podem ser transmitidos pelo beijo. Caso o sistema imunológico esteja mais fraco fica-se vulnerável as infecções.

Beijos no Carnaval - Riscos e Como Prevenir Doenças

Abaixo compartilhamos o risco de doenças transmitidas através do beijo:

Herpes labial: é uma doença provocada pelo vírus da herpes simples ela provoca feridas nos lábios, face ou interior da boca muito parecida com as aftas. A crise dura certa de uma semana e volta de tempos em tempos.

Sapinho ou candidíase oral: é uma micose provocada pelo fungo Candida albicans. Se manifesta por pontos brancos e escamosos na língua e parte interna das bochechas. O tratamento pode envolver o uso de medicamento antifúngico.

Mononucleose ou “doença do beijo”: uma doença provocada pelo vírus Epstein-Barr provoca sintomas parecido aos de uma gripe forte como o  mal-estar, dor no corpo, febre, dor de garganta e aumento dos gânglios linfáticos chamados íngua.

Cárie e gengivite: são doenças infecciosas provocadas por bactérias e que podem ser transmitidas pelo beijo. Mas este problema não acontece em quem mantém uma boa higiene bucal.

Sífilis: a sífilis secundária que é a segunda fase da doença, pode provocar lesões na pele e boca. Nesta fase, a bactéria Treponema pallidum, que provoca a doença, pode ser transmitida pelo beijo.

Como Prevenir Doenças de Beijos no Carnaval

O carnaval é marcado pelo verão com temperaturas altas e por muito beijo na boca. Unindo os dois e o consumo abusivo de bebida alcoólica e também as grandes aglomerações o ambiente torna-se ideal para a proliferação de algumas doenças.

Beijos no Carnaval - Riscos e Como Prevenir Doenças

Compartilhamos abaixo como prevenir doenças no Carnaval:

Quem esta com o sistema imunológico baixo são as mais vulneráveis às infecções. Portanto, tenha cuidados gerais com a saúde se alimentando bem, dormindo bem e bebendo bastante água durante o carnaval.

Quem já tem problemas bucais prévios também fica mais vulnerável a outras infecções. Por isso deve manter a higiene bucal em dia escovando os dentes, usando fio dental e também o enxaguante bucal.

Preste atenção aos sinais que indicam doenças bucais, como boca seca, sangramentos e gosto amargo na boca. Consulte um dentista caso tenha um desses sintomas.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria! Todo cuidado é importante com a saúde durante o carnaval! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.