Saúde

Bandagem Elástica Kinesio Taping – Benefícios

Bandagem Elástica Kinesio Taping as fitas coloridas que são utilizadas por atletas amadores e profissionais de diversas modalidades. É comum ver os atletas, amadores ou profissionais, utilizando fitas coloridas em seus corpos nas mais diversas modalidades. Não é modismo esta bandagem elástica, é uma técnica criada no Japão, nos anos 1970. Ela foi criada pelo quiropraxista Kenzo Kaze para ajudar no tratamento de lesões ao exercer pressão e força sobre músculos e articulações, promovendo apoio e estabilidade.

Bandagem Elástica Kinesio Taping - Benefícios

Benefícios da Bandagem Elástica Kinesio Taping

A bandagem serve para várias funções diferentes e vai depender da necessidade do paciente e do objetivo do fisioterapeuta. Pode ser para sustentar, ajudar no movimento, empuxo inicial ou para dar amplitude ao movimento. Além de contribuir com a recuperação, a bandagem elástica também tem o poder de prevenir a área lesionada. Por ser estar colada à pele, ela estimula os mecanoreceptores, proporcionando um ganho proprioceptivo importante, processo que ajuda na função muscular.

Bandagem Elástica Kinesio Taping - Benefícios

Os principais benefícios são a sustentação da estrutura da forma que se coloca a fita. Com o calor o corpo, continua jogando sangue no local. A aplicação deve ser feita com a pele limpa. Realiza-se um alongamento e mobilização prévia da área aplicada, e a tensão dada a fita é específica para a utilidade que se destina. Se mal colocada a fita não trará o resultado desejado por isso é importante o auxilio de um fisioterapeuta para colocação adequada da bandagem elástica O tempo do tratamento depende do objetivo que se deseja. Quando se busca apenas melhorar a função articular e muscular, é aplicada a fita apenas para a prática específica e retirada logo após. Quando se trata de reabilitação, a bandagem pode ficar aderida a pele por até cinco dias e reaplicada de acordo com a necessidade.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? A aplicação da kinesio taping vai depender da finalidade específica, e é muito versátil!! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.