Diversos

Asteroide do Halloween – Retorno Em 2018

Asteroide do Halloween assim chamado porque foi visto pela primeira vez em outubro de 2015.  Além disso, ele tem um formato semelhante a uma caveira. Depois do asteroide em formato parecido com um charuto e que recebeu o nome de Oumuamua, os cientistas terão mais este asteroide para estudar este corpo celeste quem passara mais perto da Terra.A última vez que o asteroide 2015 TB145 passou perto da Terra foi no fim de outubro de 2015. Era bem na época em que muitos países comemoravam o Dia das Bruxas. Por isso, os cientistas o apelidaram de “Asteroide do Halloween”. Nesta data ele, ele estava a uma distância de aproximadamente 486 mil km  o que é apenas 1,3 vezes a distância da Lua à Terra. A proximidade significava que o objeto estava mais iluminado. Por isso, cientistas europeus, americanos e latino-americanos apontaram seus instrumentos para o 2015 TB145.

Asteroide do Halloween – Retorno Em 2018

Retorno Em 2018 Asteroide do Halloween

Em algumas das imagens, o asteroide estava parecido, em alguns ângulos, com um crânio humano por causa do seu relevo e das condições de iluminação. O pesquisador Pablo Santos-Sanz, dos Instituto de Astrofísica da Andaluzia (IAA-CSIC), também organizou campanhas de observação do asteroide para descobrir suas características. Em novembro de 2018, o Asteroide do Halloween deverá ser observado mais uma vez. Mas, desta vez ele passará a uma distância 105 vezes maior que a da Terra à Lua. Mesmo assim isto  é próximo o suficiente para que seja possível estudá-lo.

O Asteroide do Halloween tem entre 625 a 700 metros de diâmetro, segundo o estudo publicado por Pablo Santos Sanz e sua equipe no periódico Astronomy and Astrophysics. Eles também descobriram o período de rotação do corpo celeste, o que seria a duração do seu “dia” – entre 2,94 horas e 4,78 horas, de acordo com a observação e os cálculos deles. E determinaram seu formato, uma elipse achatada, que reflete apenas entre 5% e 6% da luz do sol que a atinge. “Isso significa que é um asteroide muito escuro, só um pouco mais reflexivo que o carvão”, disse Santos-Sanz em nota.

Asteroide do Halloween – Retorno Em 2018

Acredita-se que o Asteroide do Halloween deva ser um cometa extinto. Ele perdeu bastante água e outros componentes voláteis durante as voltas que deu ao redor do Sol. Isso é semelhante ao que se considera a respeito do objeto interestelar Oumuamua, que causou surpresa por seu formato de “charuto” e também parece ser um tipo de cometa “disfarçado” de asteroide.

Asteroide do Halloween – Retorno Em 2018

Normalmente os asteroides e cometas são diferenciados por sua composição. Os asteroides são mais rochosos e metálicos, e cometas têm uma proporção maior de gelo e rochas.  Nem sempre é fácil diferenciá-los porque as observações sempre são feitas a longa distancia. “Apesar de essa passagem próxima não ser tão favorável, conseguiremos como obter novos dados que podem aumentar nosso conhecimento sobre a massa dele e outras que passam pelo planeta”, disse Pablo Santos Cruz.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria! De olho no céu para esperar o asteroide caveira! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.