Artesanato

Arranhador para Gatos – O que é, Como Fazer e Modelos

Arranhador para gatos é muito importante para quem quer deixar seus móveis longe das unhas de seu gatinho. Existem alguns motivos que levam o animal a arranhar tanto. Podemos dizer que é por instinto que eles usam tanto suas garras e é uma condição ancestral e é uma característica desde os gatinhos domésticos aos felinos totalmente selvagens. Eles usam suas garras para demarcar o território, pois o gato consegue saber através do odor ou marcas visuais que já esteve naquele lugar.

Arranhador-gatoArranhar é necessário não só para se defender, mas também para retirar a capa velha que se forma em sua unha. Essas películas que se forma irritam o gatinho que naturalmente sente necessidade de arranhar para aliviar sua tensão. Neste momento o animal procura onde arranhar e é quase certo que ele vai escolher ou o sofá, o pé da mesa ou até mesmo as cortinas. Pensando em manter os móveis longe das unhas do animal foi que surgiu a ideia de se fazer um aparelho para esse fim que recebeu o nome de Arranhador de Gatos.

Como Fazer – Arranhador Para Gatos

Arranhador para gatos deve ser adaptado ao tamanho do seu gato. Os gatos quando arranham normalmente se esticam o máximo possível se o Arranhador não estiver no tamanho certo o animal pode não se adaptar ao aparelho.

Material necessário: Para fazer o Arranhador para seu gato será necessário uma tabua de cedro com medidas aproximadas de 10x10x90 cm, mais trinta e oito metros de corda do tipo sisal que não seja lubrificada de 1,8 cm de espessura, um pedaço de madeira compensada de 40×40 e dois centímetros de espessura, uma caixa de pregos 1,8 cm próprio para telhados e quatro parafusos.

Modo de fazer: Modelo Madeira

A madeira de cedro deve estar bem seca e não se esqueça de proteger as mãos com uma luva para não espetar com farpas.

Prenda a corda na parte de cima da tábua com os pregos para telhado e pregue a primeira volta mais de uma vez para que fique bem firme.

Vá enrolando a corda em volta da tabua e certifique-se que as fileiras fiquem bem apertadas. Não coloque mais pregos até chegar à ultima volta perto da base para que as unhas de seu gato não toque nos pregos. A cada cinco voltas aperte bem para ter certeza de que estejam presas firmemente.

Quando atingir a base da tabua prenda com a mesma quantidade de pregos que usou no início.

Agora vire a tabua de cabeça para baixo e no centro coloque a madeira compensada. Com os parafusos prenda a base nos quatro cantos inferiores da tabua. Coloque sua a estrutura na posição correta e verifique se ela não cai com facilidade ao ser empurrada pelo gatinho. Coloque erva no arranhador e pronto já pode chamar o bichano para se divertir.

Modo de Fazer: Modelo Arranhador de Chão:

Arranhador-Chão

Para fazer esse modelo de arranhador é necessária uma placa MDF, um tubo de papelão, corda sisal, cola branca, PVA e um pompom de lã.

Passe cola no tubo de papelão e enrole o sisal.

Cole a extremidade do tubo de papelão na placa de MDF use bastante cola e deixe secar por aproximadamente um dia.

Prenda na parte superior do tubo o fio que vai segurar o pompom.

Deixe o pompom pendente à altura que o gato possa brincar e que não arraste pelo chão.

Alguns Modelos – Arranhador para Gatos

Abaixo alguns modelos de arranhador use sua criatividade e construa o seu:

Arranhador-plata

Arranhador-Cone

Arranhador-papel

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? Deixe seu comentário.

 

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.