decoração

Aquário Simples – Dicas Como Montar

Aquário Simples para decorar sua casa e segundo os aquariófilos, eles também ajudam a trazer relaxamento e harmonia ao ambiente diminuindo assim o estresse do dia a dia. Quem se identifica com o uso do aquário e gosta de criar os peixes em casa acaba fazendo desta atividade um hobby muito interessante e saudável.

Aquário Simples – Dicas Como Montar

Dicas Como Montar um Aquário Simples

Muitos não sabem que a criação de peixes ornamentais é bem mais fácil do que parece e também seu custo não é tão caro. Os aquários podem ser encontrados em diversos tamanhos, tipos e podem ser escolhido de acordo com o gosto ou quantidade que se deseja gastar.

Aquário Simples – Dicas Como Montar

Abaixo compartilhamos algumas dicas para montar o aquário simples:

O tamanho do aquário vai depender do espaço disponível no ambiente, a quantidade e tamanho dos peixes e plantas que se deseja colocar dentro dele. O ideal é um aquário com dimensões mínimas de 60 cm de largura, 35 cm de altura e 35 cm de profundidade e quanto maior for o aquário, melhor será a sua estabilidade biológica e fica muito mais fácil fazer a sua manutenção. O peixe precisa de um litro de água por cada cm e se houver mais de um eles devem coexistir de maneira pacifica e harmônica entre eles.

Aquário Simples – Dicas Como Montar

Um aquário seguro contra golpes e que pode ter os vidros um pouco mais finos são os limitados por uma moldura em alumínio e vidros posicionados e fixados com silicone. Nos aquários de vidro sem a moldura deve-se prestar atenção na espessura dos vidros, o seu acabamento e a qualidade de fixação, pois são itens importantes para a sua segurança. Os aquários feitos em uma só peça são muito delicados e sua capacidade não pode exceder a 20 litros.

Aquário Simples – Dicas Como Montar

Os aquários podem ter diversas formas e a base pode ser circular, octogonal e triangular. A base retangular é mais recomendada para quem esta fazendo aquário pela primeira vez. Cheques vários tamanhos e quando escolher para que se sinta seguro encha-o com água e deixe por 2 ou 3 dias, antes de começar a sua decoração. O melhor local para o aquário deve ser escolhido antes de enchê-lo e a superfície deve ser plana para se evitar desníveis ou acidentes. Não deixe muito próximo a janelas porque a luminosidade inadequada atrapalha os peixes e a beleza do aquário.

Aquário Simples – Dicas Como Montar
Se desejar colocar algum tipo de acessório elétrico verifique antes se no locar existe o ponto de força necessário. É importante um sistema de iluminação artificial, pois normalmente os aquários ficam em ambientes fechados e de pouca iluminação. Isto além de ajudar no aspecto estético do aquário dando destaque a decoração e aos peixes também ajuda no desenvolvimento das plantas fornecendo energia para que elas realizem a fotossíntese. A maioria dos peixes costuma se alimentar na claridade e a iluminação ira ajuda-los a aproveitar melhor os alimentos.

Aquário Simples – Dicas Como Montar

Para a decoração pode-se utilizar muitas coisas entre elas pedras de rio ou troncos que devem ser bem lavados antes de serem incorporados ao aquário. Os troncos podem ser colocados em um balde com água e sal sem iodo tipo sal marinho. Coloque uma colher de sobremesa para cada cinquenta litros e deixe por uma semana. Em seguida deixe mais uma semana ao sol e devolva ao balde colocando apenas água doce por mais uma semana. Isso fará com que elimine o tanino da madeira que costuma colorir a água deixando parecida com um chá. Ao fazer a decoração procure esconder os fios, bombas a dica é  papel contact preto, pintar de preto ou ainda utilizar um painel na parte traseira e laterais.  Para a limpeza do aquário utilize uma esponja e evite o uso de detergentes. Depois de lavado enxugue-o cuidadosamente, antes de reutilizá-lo. Deve-se manter a temperatura do aquário entre 24 e 26ºC e o pH, entre 6,5 e 7,5.

Aquário Simples – Dicas Como Montar

A maioria dos peixes de aquário é de cardume o ideal é comprar 6 ou 8 exemplares de cada espécie e para iniciar é suficiente de 2 a 3 espécies. Esta combinação é muito boa porque além de ficar muito bem esteticamente também é a ideal do ponto de vista ecológico das espécies tornando a manutenção muito mais simples.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria! Criar peixes em aquário se torna um bom hobby ajudando na sua saúde! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.