Saúde

Aplicativos Para Prevenir e Cuidar do AVC – Dicas

Aplicativos Para Prevenir e Cuidar do AVC ajuda fornecendo informação uma maneira muito importante de poder prevenir e saber como lidar com a doença. O app foi concebido com o objetivo de tentar facilitar a vida de familiares, cuidadores e pacientes de AVC -Acidente Vascular Cerebral. Os médicos criaram aplicativos fáceis e simples que com poucos toques ajudam a alertar sobre a prevenção, cuidados e recuperação do AVC.

Aplicativos Para Prevenir e Cuidar do AVC – Dicas

Dicas de Aplicativos Para Prevenir e Cuidar do AVC

O AVC tem como causa quando um vaso sanguíneo se rompe ou entope e o fluxo de sangue em uma região do cérebro é afetado. Isto pode causar sequelas como alteração na fala, déficit de memória, alterações motoras, falta de sensibilidade, entre outras.

Compartilhamos abaixo alguns app para preparar o usuário para lidar com o AVC:

Riscômetro de AVC: Com  o objetivo de alertar a população dos riscos do acidente vascular cerebral, o aplicativo pode avaliar a vida de cada um e dizer qual o risco de se sofrer a doença nos próximos cinco ou dez anos. O app avalia os fatores de riscos modificáveis, como pressão alta, diabetes, colesterol alto, tabagismo, e também as causas que não temos controle, como idade que é o problema mais comum em idoso, sexo a doença acomete mais homens e histórico familiar.

“A cada seis segundos uma pessoa morre por AVC no mundo. E a dez AVCs, nove não precisariam ter acontecido, podiam ser prevenidos. Pensando nisso, criamos um app que junta as informações da sua vida e em 20 perguntas diz quais as chances de você ter um AVC e como se cuidar”, informou o Dr. Leonardo Carbonera, neurologista do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, durante o XXI Congresso Iberoamericano de Doenças Cerebrovasculares, em Gramado (RS). Após fazer a avaliação, o aplicativo sugere estratégias para melhora da saúde e redução dos riscos, além de ensinar a reconhecer sinais de AVC para busca rápida de ajuda. O app está disponível para Android e IOS.

Aplicativos Para Prevenir e Cuidar do AVC – Dicas

AVCare: Este app tem o objetivo principal em informar família e cuidadores sobre os cuidados com um pacientes de AVC.  “Queríamos usar a tecnologia como meio de disseminação de informação com uma linguagem popular e simplista, por isso criamos um guia de cuidados específicos para as famílias compreenderem as complicações do AVC”, disse Simone Grano durante apresentação do app. O programa está disponível para download apenas para Android. Com uma tela simples, o usuário pode ter explicações em texto e vídeo sobre alimentação, higiene, problemas visuais, lesões por pressão e mobilidade.

i-GSC: este app é apropriado para uso na autoreabilitação guiada para pacientes de AVC com dificuldades motoras. A ideia é que o paciente consiga se tornar o protagonista de seu desenvolvimento e possa fazer exercícios em casa. A ferramenta disponibiliza tutoriais em vídeos, orientações e informações para auxiliar os pacientes a realizarem alongamentos e treinamentos em casa. Ele também salva todas as atividades feitas e envia um relatório para o médico acompanhar o desenvolvimento e a frequência de aulas do paciente. O aplicativo está disponível para Android, IOS e computadores (Windows).

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? O uso da tecnologia para cuidar da saúde.! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.