Saúde

Anemia Em Bebês – Como Evitar e Tratamento

Anemia Em Bebês não ataca apenas crianças ou adultos, ela também é comum em bebês pequenos. Na verdade, enquanto o bebê é alimentado apenas pelo leite materno, não sofre com a anemia, pois o leite supre todas as necessidades de nutrientes. O problema da anemia pode ocorrer em torno dos 9 aos 12 meses de idade, que é quando começamos a introduzir a criança na mesma dieta da família, ou seja, ele não é alimentada apenas com o leite materno esta começando a comer alimentos comuns, conforme o hábito de toda família.

anemia-em-bebes-como-evitar-e-tratamento

Como Evitar e Tratamento de Anemia Em Bebês

A falta de ferro é o que causa a anemia, pois esse nutriente ajuda na formação da hemoglobina no sangue, que por sua vez é responsável pela coloração avermelhada da pele, além de carregar o oxigênio aos tecidos. Em caso da anemia ser leve ou moderada, a criança pode apresentar sintomas como o cansaço, rosto pálido, assm como na pele, na parte interna das pálpebras e na raiz das unhas, sensação de frio, falta de apetite, fraqueza, debilidade muscular e sonolência.

anemia-em-bebes-como-evitar-e-tratamento

O leite materno é a principal fonte de alimentação do bebê. Até os seis meses de idade, é indicado que a alimentação seja baseada somente no leite. Após essa idade, é indicado que inclua na dieta do bebê os alimentos que sejam ricos em ferro, como carnes, feijão e espinafre.  O leite de vaca é recomendado somente depois de um ano de vida. E em casos de famílias vegetarias, que desejam oferecer uma dieta também vegetariana para o bebê, informe para o pediatra que acompanha seu filho, pois ele recomendará uma alimentação que não cause a deficiência do ferro no organismo.

Bebes-engatinhando

O tratamento consiste na reposição do nutriente ferro, para que a o nível de hemoglobina do sangue seja normalizado. Essa reposição é feita através de sulfato ferroso, uma substância que tem como objetivo o combate da anemia. Além disso, uma boa alimentação, incluindo ovos, carne, frango, feijão e outros alimentos ricos em ferro, é essencial. Caso seja confirmada a suspeita de anemia na criança, o pediatra indicara uma dieta rica como primeiro passo para assegurar uma nutrição adequada à criança. Uma dieta rica em ferro e em vitamina B12, muito presentes nas carnes vermelhas, assim como em vegetais verdes ou crus (ricos em ácido fólico).

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria! A boa alimentação é a melhor maneria de evitar a anemia em seu filho! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.