Saúde

Amaranto – Benefícios e Como Consumir

amaranto-graosO amaranto são plantas do gênero botânico Amaranthaceae, e ao todo possui cerca de 70 espécies, sendo 40 nativas do continente americano (América do Norte, Central e do Sul) e pode ser conhecida também como caruru ou bredo. Algumas das espécies são conhecidas por darem grãos, e 17 outras espécies, possuem folhas comestíveis de forma crua (quando estão novas) ou cozida (quando estão maduras). Vários estudos já foram realizados com essas plantas e muitos benefícios delas para o organismo foram comprovados. Confira quais são esses benefícios e saiba como consumir.

Benefícios Amaranto

Estudos apontam que o amaranto é um alimento rico em fibras, incluindo as solúveis. Devido à isso, pode ser um ótimo aliado para combater problemas como colesterol alto, prisão de ventre, e ainda ajuda à perder peso, pois as fibras dão a sensação de saciedade por maior período de tempo.
Além disso, o amaranto também é rico em antioxidantes, que ajuda a reforçar o sistema imunológico. Um dos antioxidantes presente é o esqualeno, que trabalha dificultando o afluxo de sangue em células de tumores, sendo assim um grande aliado para combater diversos tipos de câncer.
Para pessoas que são portadoras de diabetes, o amaranto também pode beneficiar na saúde, pois ajuda a diminuir a taxa de açúcar no sangue, e também reduz as complicações da doença. Também combater a osteoporose, pois possui cálcio em sua composição. O glúten não está presente nas sementes, farinha ou flocos de amaranto, sendo assim, pessoas que são intolerantes à substância também podem consumir.

biscoitos-amarantoComo Consumir

O ideal é consumir cerca de 30 a 40 gramas do alimento ao dia, pois a quantia já é suficiente para todos os benefícios que ele faz ao organismo. É possível usar o amaranto em grãos (sementes), farinha ou flocos, sendo que independente da forma, as propriedades nutritivas são as mesmas. O consumo depende da receita que a pessoa vai fazer, já que ele pode ser misturado com diversos tipos de alimentos.
O amaranto também pode ser consumido em sua forma crua, basta misturar com iogurtes, saladas, sucos ou até mesmo no leite.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você.
Gostou da matéria? Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.