Saúde

Alimentos Para Tratar e Prevenir a Anemia – Dicas

anemia-criançaA anemia é uma doença que é causada pela falta de sangue ou pela falta de nutrientes no sangue. Há muitos tipos de anemia e é mais comum entre crianças e mulheres grávidas. A anemia também é um sério problema em países subdesenvolvidos, já que a falta de recursos e de alimentação nessas regiões é muito comum. Porém, como a anemia é causada por deficiência de alguns nutrientes no sangue, ela pode ser tratada ou prevenida com alguns alimentos.

 

Dicas

O ferro é o principal nutriente para combater e tratar a doença, principalmente a anemia ferropriva. A falta desse nutriente no sangue faz com que haja uma má formação da hemoglobina e dos glóbulos vermelhos. O ferro pode ser encontrado em dois tipos: o ferro heme, que é melhor absorvido pelo organismo e está presente em carne vermelha, fígado, aves e peixes; e o ferro não heme, que é absorvido em menor quantidade e está presente em verduras de folhas escuras e legumes.
Alimentos que apresentam vitamina A são geralmente os alimentos como ovos, agrião, couve,
alimentos-contra-anemiacenoura, manga, mamão, pimentão, damasco, entre outros. A ausência da vitamina A dificulta o transporte de ferro para o sangue.
A substância ácido fólico ajuda na formação do DNA e estes por sua vez, são responsáveis pela formação dos glóbulos vermelhos e transporte do sangue. Quando essa substância está em falta no nosso organismo, pode diminuir a concentração de células sanguíneas e prejudicar o transporte de oxigênio, causando a anemia. Alimentos como fígado, ovos, gêmen de trigo e folhas de cor escura, como agrião e couve, são fontes de ácido fólico.
A vitamina B12 age juntamente com os folatos, pois a ausência dessa vitamina, causa danos no metabolismo dos folatos (ou ácido fólicos), pois deixa as células sanguíneas inchadas e dificulta o transporte de oxigênio. Esse nutriente é encontrado em víceras, carnes, ovos, leites e derivados.
A falta da vitamina C no sangue não causa diretamente a anemia, mas ela ajuda a absorver o ferro e influencia no metabolismo dos folatos. Frutas e verduras em geral são fontes dessa vitamina.
Alimentos como jiló, agrião, chicória, almeirão e alcachofra, possuem um gosto amargo e ajudam a estimular a secreção de enzimas digestivas, facilitando absorção do ferro, do ácido fólico e das vitaminas do complexo B, contribuindo para combater ou prevenir a anemia.

alimentos-combater-anemiaA falta de cobre no organismo interfere na formação da hemoglobina. Alimentos fontes de cobre como ostras, lulas, siris, amendoins, amêndoas, nozes, sementes de girassol, passas, feijão e grão de bico, são indicados para tratamento da anemia. O zinco quando é ingerido em grande quantidade, impede o organismo de absorver o cobre, e causa o mesmo efeito da deficiência do nutriente. Alimentos fontes de zinco são aveia, feijão, leite, arroz integral, peito de frango e carne vermelha.
Alimentos ricos em cálcio, fibras, taninos e fitatos, dificultam a absorção do ferro. Alimentos como leite, queijo, iogurte, café, massas, chá preto ou mate na mesma refeição que alimentos com ferro, devem ser evitados.

Big1News, trazendo o melhor para você. Não se esqueça de deixar o seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.