Saúde

Alimentos Ricos Em Iodo – Dicas

Alimentos Ricos Em Iodo são muito importantes pois ele é um mineral que não pode faltar para que haja o bom funcionamento da tireoide. Ela é responsável por cuidar do crescimento e metabolismo do corpo. A falta de iodo pode causar vários sintomas entre eles fadiga, colesterol alto, letargia, depressão e inchaço da glândula tireoide.

Alimentos Ricos Em Iodo – Dicas

Dicas de Alimentos Ricos Em Iodo

Só se consegue o iodo através da alimentação, por isso a importância de ingerir alimentos ricos em iodo e ter uma dieta bem equilibrada. O sal iodado foi a primeira solução para tentar resolver o problema de falta de iodo na alimentação.

Alimentos Ricos Em Iodo – Dicas

O mar é considerado o melhor lugar para se encontrar alimentos que contenham iodo, entre eles os peixes e frutos do mar como o arenque, camarão, bacalhau, mexilhão, salmão e linguado. Também o óleo de peixe, como o óleo de fígado de bacalhau. Frutos do mar, como o camarão ou o bacalhau, que proporciona mais da metade do iodo que se necessita diariamente. O peixe apresenta um conteúdo vitamínico muito interessante e completo,pois possui diferentes vitaminas do grupo B e vitaminas lipossolúveis entre as que se destacam a vitamina A, a vitamina D e em menor proporção, a vitamina E; essas últimas presentes principalmente no fígado dos peixes brancos e na carne dos azuis.

Alimentos Ricos Em Iodo – Dicas

No grupo das verduras e vegetais encontramos o iodo na cebola, alho, beterraba, acelga, espinafre, pepino, vagem e agrião. Os vegetais do mar, como as algas comestíveis, são riquíssimas em iodo. Uma única porção de alga kelp contém o quádruplo da necessidade diária deste mineral: uns 2000mcg. O Alho, além de ser rico em iodo tem qualidades antibacterianas.

Alimentos Ricos Em Iodo – Dicas

O leite condensado desnatado com açúcar proporciona 89 mg de iodo por cada 100 gramas consumidos. O leite em pó oferece por cada 100 gramas consumidos deste alimento, o organismo pode extrair até 79 mg. O queijo também contribui com iodo para o organismo, pois 100 gramas contém 74 mg de iodo. Já o queijo cheddar a cada 100 gramas consumidos proporciona ao organismo 39 mg de iodo. O queijo manchego em azeite a cada 100 gramas consumidos proporcionam ao organismo 34 mg de iodo.

Alimentos Ricos Em Iodo – Dicas

Alguns cereais também contém iodo e entre eles citamos o arroz, o trigo e o centeio. A farinha de milho proporciona a cada 100 gramas até 80 mg de iodo.

Alimentos Ricos Em Iodo – Dicas

É recomendada aos adultos uma ingestão diária entre 100-200 mcg, e se estiver grávida ou em época de amamentação recomenda-se que a ingestão seja de pelo menos 200 mcg.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria! O iodo é um mineral muito importante para a saúde e não pode faltar! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.