Saúde e Beleza

Alimentos que Podem Retardar o Envelhecimento – Dicas

retardar-envelhecimentoEnvelhecer é um processo natural da vida. Porém, algumas pessoas conseguem atrasar o os sinais da idade, seja nas rugas ou doenças, tomando medidas simples de uma vida saudável. Algumas dessas medidas estão na forma que a pessoa se alimenta, nos alimentos que consomem. 
Manter uma dieta saudável é essencial para uma vida mais saudável também, e isso em todas as idades. Mas substâncias encontradas em determinados alimentos, ajudam a retardar o envelhecimento, tanto do organismo quanto da pele. Separamos algumas dicas para você.

Dicas

Açaí: o açaí é um energético natural, muito usado por quem pratica atividades físicas, e é rico em açai-alimentofibras, que garante o bom funcionamento do intestino. Além disso, o açaí possui vitaminas B1, B2 e C, que ajudam a manter a imunidade do corpo em alta, o que ajuda quem está começando a envelhecer, pois os mais velhos correm risco de contrair um maior número de doenças.

Amora: é um alimento rico em silício, um mineral importante, pois estimula as proteínas de sustentação, como a elastina e o colágeno, que dão elasticidade à pele. A fruta favorece o rejuvenescimento da pele e ainda é usada como tônico muscular, já que contém muito potássio, e para equilibrar as taxas de glicose, regulando a absorção intestinal do açúcar devido a uma substância chamada pectina.

Cenoura: a cenoura diminui o colesterol ruim (LDL),protege as artérias e por ser oxidante, ajuda a prevenir alguns tipos de câncer, como o de pulmão e mantém a pele saudável. Também é indicada para quem tem anemia, pois é rica em cálcio, potássio, fósforo e vitaminas A, B1, B3 e C.

Jabuticaba: estimula e protege a reparação dos tecidos ricos em colágeno. É indicado comer dez unidades da fruta pelo menos uma vez por semana, pois assim, ajuda a prevenir as rugas que aparecem como sinal da idade avançada. Também é indicado lavar a jabuticaba somente antes do consumo, pois ela possui uma substância chamada pectina, que ajuda na perda de peso, pois dá sensação de saciedade por mais tempo.

aveia-alimentoAveia: rico em proteínas, vitaminas e fibras. Possui uma fibra chamada beta glucana, que ajuda no processo digestivo. Além disso, tem o poder de aumentar a sensação de saciedade.

Brócolis: possui cálcio, ferro e outros minerais. Também possui um número baixo de calorias, além de diminuir o risco de câncer de cólon, mama, colo do útero, pulmões, próstata, esôfago e laringe. Essa propriedade anticancerígena se dá por conta de substâncias presente no legume que bloqueia a evolução dos tumores.

Mamão: a papaína, substância encontrada no mamão, possui efeito regenerador e ajuda na digestão e no bom funcionamento do intestino, além de uma melhor absorção de vitaminas e nutrientes.

Tomate: ajuda a minimizar riscos de ataques cardíacos devido à substância licopeno, um antioxidante muito poderoso. Impede também que o LDL (colesterol ruim) forme placas de gordura no sangue, diminui o risco de próstata e previne a osteoporose em mulheres na menopausa. É indicado o consumo da fruta pelo menos duas vezes por semana.

Espinafre: o espinafre contém carotenóides, que ajudam a combater o câncer de próstata. Também é rico em vitaminas A e C, possui ação antioxidante que protege as células do envelhecimento, reduz as crises de enxaqueca, previne ataques cardíacos e ajuda a tratar males como osteoporose, e artrite reumatóide.

Kiwi: extremamente rico em vitamina C, ajuda a ativar o metabolismo, reforça o sistema kiwi-alimentoimunológico e cardiovascular. É um ansiolítico natural, que combate a depressão e ansiedade e contribuem para retardar o envelhecimento. É um ótimo alimento que ajuda a regular a pressão e evitar a fadiga.

Iogurte: as bactérias probióticas encontradas no alimento ajuda a equilibrar a flora intestinal, auxiliam na absorção de nutrientes. O consumo regular de probióticos ajuda a prevenir infecções causadas por fungos, aumenta a imunidade do organismo, controla o colesterol e reduz risco de câncer. Porém o iogurte só é benéfico à saúde quando não tem corantes ou adição de açúcar, pois estes ingredientes impedem a sobrevivência das bactérias.

Linhaça: o alimento possui ácidos graxos, ômega 3, baixa o colesterol ruim e a taxa de triglicérides. Funciona como revitalizante das funções físicas e mentais, além de ajudar a controlar os hormonios, como efeitos da TPM e o fogacho da menopausa.

Maçã: o consumo da fruta ajuda a prevenir doenças cerebrovasculares e alguns tipos de câncer como estômago, fígado e pulmão. Isso porque possui uma substância chamada quercitina.

frutas-vermelhas-alimentoFramboesa: é uma poderosa fonte de fibras solúveis, que ajudam a eliminar gorduras, toxinas e metais indesejáveis, a melhorar o índice de colesterol e prevenir doenças cardíacas. Outro benefício da fruta é melhorar a saúde dos nervos e normalizar os níveis de açúcar no sangue. Tudo isso devido ao mineral chamado manganês, que está presente na framboesa

Castanha-do-Pará: rico em vitamina E e selênio, ajuda a reduzir a produção de radicais livres e retardar o envelhecimento. Previne doenças do coração, câncer, equilibra a tireóide e fortalece a imunidade.

É necessário lembrar que os alimentos só possuem esses efeitos quando consumidos com regularidade e combinados com uma dieta balanceada.

Big1News, trazendo o melhor para você. Não se esqueça de deixar o seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.