Saúde

Alimentos Que Ajudam a Combater a Insônia – Dicas e Como Tratar

insonia-como-tratarInsônia é um mal que afeta principalmente pessoas que vivem na cidade grande, devido à correria do dia-a-dia, estresse, acúmulo de trabalho, entre outros. A insônia consiste na falta de sono, dificuldade em conseguir dormir ou em continuar dormindo. Muitas pessoas que sofrem insônia tendem a levantar com freqüência durante a noite e ter dificuldade para voltar a dormir, ou acordar muito cedo.
Já que dormir bem e ter em média oito horas de sono são fundamentais para uma vida saudável. O indivíduo insone costuma apresentar cansaço e fadiga durante o dia, o que pode afetar também o desempenho no trabalho e estudos, falta de atenção e concentração, e até mesmo ficar dependente de pílulas para dormir.
A insônia não é uma doença, é apenas um transtorno que sinaliza problemas, como doenças que podem causar a insônia, estresse e maus-hábitos, como falta de uma rotina saudável, passar muito tempo na frente do computador ou da televisão, acúmulo de trabalho, e consumo de bebidas que contém cafeína. As doenças que podem causar insônia são derrames cerebrais, Alzheimer, Parkinson, depressão, esquizofrenia, entre outras doenças psicológicas.

Dicas de Alimentos Que Ajudam a Combater a InsôniaInsonia-imagem

Alguns alimentos possuem nutrientes que ajudam a combater a insônia ajudando no bom funcionamento do cérebro, pois quando são combinados, aumentam a produção de neurotransmissores cerebrais, que aumentam a sensação de bem estar. Entre os nutrientes estão:
Triptofano: Presente nos alimentos como coxa de peru, leite, mel, nozes, salmão, tomate, queijo branco, presunto e carne de vitela.
Vitamina B6: Cenoura, cebola, soja, ervilha, kiwi, atum, banana, azeite, espinafre e melancia.
Vitamina C: Tangerina, acerola, laranja, limão, espargos, acelga, kiwi, pimentão, morango e melão.
Carboidratos Complexos: Grãos integrais, batata, arroz e feijão.
Magnésio: Espinafre, ameixa seca, pão integral, arroz integral, salmão, espinafre, alho, nozes e banana.

Alimentos que contém cafeína ou são estimulantes, não são aconselhados para quem tem insônia. Esses alimentos são café, chocolate, refrigerante de cola, gengibre, açaí, pimenta, chá preto, energéticos e etc.

Como Tratar

insonia-tratarUma boa rotina, alimentação saudável, pratica de esporte, criar um horário para dormir e acordar todos os dias, evitar cochilos durante o dia, não consumir alimentos estimulantes ou energéticos depois das 17 horas, evitar alimentos frios no jantar, são algumas formar de tratar e de prevenir a insônia causada por hábitos ruins. Alguns casos são tratados com pílulas para dormir, mas o uso deve ser receitado por médico e deve ter cuidado para não viciar.  Nos casos de insônia causada por doenças, o tratamento é nos sintomas da doença.

Big1News, trazendo o melhor para você. Não se esqueça de deixar o seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.