Saúde

Alimentos Lácteos de Baixa Lactose – Dicas

Alimentos Lácteos de Baixa Lactose para quem apresentam efeitos indesejáveis ao consumir o leite. São muitos os benefícios do leite sendo um dos principais alimentos presente na alimentação humana. Ele é rico em cálcio e essencial para a saúde dos ossos e dentes, prevenindo, inclusive, a osteoporose e o diabetes tipo 2.

Dicas de Alimentos Lácteos de Baixa Lactose

Para quem tem intolerância a lactose é importante conhecer e consumir os alimentos certos, alimentos com baixo teor de lactose. Com a ajuda desses alimentos é possível desfrutar de um cardápio completo, sem abrir mão de produtos saborosos e benéficos para o organismo.

Compartilhamos abaixo alimentos lácteos de baixa lactose:

A manteiga é um produto lácteo muito rico em gordura. Ela é produzida com a agitação do leite, que separa seus componentes sólidos da gordura e dos líquidos. Como resultado se consegue perto de 80% de gordura, já que a parte líquida do leite, que detém toda a lactose, é tirada durante o processo. Desta maneira seu teor de lactose no final do processo é bem baixo. A cada 100 gramas de manteiga contém apenas 0,1 grama dela. É bem improvável que neste nível de lactose possa causar problemas, mas se preferir existe a manteiga clarifica com menos lactose que a manteiga comum.

Outro produto é o queijo que é feito através da adição de bactérias ao leite. Depois, a coalhada de queijo é separada em forma de soro. Uma vez que a lactose no leite está presente no soro, boa parte dela é removida no preparo do queijo. Existe porem uma variação dela presente em cada tipo de queijo. As opções para quem deseja a menor taxa de lactose deve optar pelos queijos envelhecidos pois as bactérias existente neles são capazes de quebrar parte da lactose que sobra, reduzindo sua quantidade. Quanto mais tempo de envelhecimento tem um queijo, mais a lactose é quebrada pelas bactérias presentes nele. Por exemplo, 100 gramas de queijo cheddar sólido contêm apenas resquícios dela. Outros queijos indicados são o parmesão, cheddar sólido e o suíço.

O iogurte probiótico, por exemplo, segundo estudo descobriu-se que quando os indivíduos com intolerância ingeriam o iogurte, eles digeriam 66% mais lactose do que quando beberam o leite. E ele também causou menos sintomas desagradáveis. Os iogurtes rotulados como “probióticos”, o que significa que eles contêm culturas vivas de bactérias.

Em recente estudo comprovou-se que os produtos lácteos fermentados conseguem diminuir os sintomas de intolerância de 54% a 71%. Entre eles foi indicado o Kefir que é uma bebida fermentada feita de maneira tradicional pela adição de “grãos de kefir” ao leite animal. Bem parecido com o iogurte, os grãos possuem culturas vivas de bactérias. Elas ajudam a quebrar e digerir a lactose no leite.

Creme de leite é um produto com alto teor de gordura que possui aproximadamente 37% dela. Quase sem açúcar mostrando que o seu teor de lactose é muito pequeno.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria! Existem varias opções saudáveis para quem tem intolerância a lactose! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.