Saúde e Beleza

Alimentos Detergentes – Benefícios

Alimentos detergentes são aqueles que atuam como detergentes durante a mastigação atuando na limpeza bucal, eliminando cáries e placas bacterianas. Esses alimentos são, na sua maioria de consistência firme e com pouco teor de açúcar. Além disso eles possuem muitas fibras que são de difícil deterioração durante a mastigação.

Alimentos Detergentes – Benefícios

Benefícios de Alimentos Detergentes

Uma boa higiene bucal está bem ligada a uma alimentação equilibrada. Frutas, verduras e legumes são ótimos aliados na prevenção de doenças e na manutenção da saúde bucal. O  atrito dos dentes durante a mastigação ajuda a remover de modo superficial, resíduos e bactérias que se localizam na placa. A riqueza desses alimentos em fibras proporciona um considerável aumento da produção de saliva e elevam o pH da boca, o que reduz a acidez. São mais eficazes no combate ao mau hálito, à gengivite. São chamados de alimentos detergentes porque têm características que os fazem funcionar como um sabão, reduzindo a gordura e a sujeira dos dentes.

Alimentos Detergentes – Benefícios

De fato o consumo destes alimentos de maneira nenhuma substitui o uso da escova de dente e do fio dental e nem mesmo do antisséptico bucal. Eles apenas ajudam na higienização da boca. Uma limpeza completa é composta pelas das etapas, passar o fio dental, escovar os dentes e passar o fio dental. Entre os alimentos detergentes podemos citar o mamão, cenoura, maçã, pera e chiclete sem adição de açúcar. Os considerados mais detergentes são aqueles com talos, como o aipo, brócolis, e couve-flor. Podemos incluir também as nozes e as castanhas. Os alimentos que danificam os dentes são ricos em carboidratos e açúcar. Eles fermentam na boca formando ácidos que aumentam a produção de cáries. Com a diminuição desses alimentos  prejudiciais além de obter uma boca mais saudável pode-se diminuir a quantidade de calorias e assim conservar hábitos mais saudáveis.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria! Conheça os alimentos que limpam seus dentes mantendo sua saúde! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.