Saúde e Beleza

Alimento Miso – Variedades e Benefícios

Alimento Miso muito comum no Japão, e em outros países asiáticos, ele é cheio de propriedades benéficas à saúde. Segundo a tradição japonesa, os deuses ofereceram o miso aos homens para lhes assegurar a saúde, a alegria de viver e a paz. MI – SO = pode ser traduzido literalmente como ”fonte do sabor”: MI é sabor ou condimento, SO é fonte.

Alimento Miso - Variedades e Benefícios

Variedades do Alimento Miso

Com muitos nutrientes, o Miso é normalmente consumido em formato de sopa no Brasil. Ele é facilmente encontrado nos restaurantes de culinária oriental. Mas, existem várias variedades de miso onde a proporção dos ingredientes e do tempo de incubação mudam  e cada uma tem um gosto e um efeito bem particular.

Alimento Miso - Variedades e Benefícios

Compartilhamos abaixo algumas variedades do alimento miso:

Miso de Cevada ou Mugi Miso que é obtido a partir da cevada, feijão de soja e de sal fermentados em conjunto seu sabor é mais doce e o mais conveniente para utilizar no dia a dia. Com um ligeiro sabor a terra, um aroma doce ele pode ser utilizado durante todo o ano. A melhor qualidade é o miso de um mínimo de 18 meses, sendo preferível 24 meses ou mais. No Japão, o miso de cevada é conhecido como Mugi Miso.

Miso de soja ou Hatcho Miso de soja tem apenas feijão de soja e sal na sua composição. Ele é feito com menos água e menos sal do que as outras variedades de miso. Tem um sabor mais seco e por ter uma fermentação mais lenta, leva 2 anos para chegar à maturidade. Possui um sabor diferente e forte, uma consistência espessa e embora possa ser consumido o ano todo a, é mais utilizado em sopas durante o Inverno. Pode igualmente ser misturado a 50% nas sopas com outras variedades de miso, constitui um bom creme e permite fazer pickles de longa duração.

Miso de Arroz integral ou Kome Miso feito com arroz integral, soja e sal marinho é normalmente o mais doce de todas as variedades de miso. Seu sabor é diferenciado sendo, sobretudo apreciado ocasionalmente nas sopas durante os meses mais frios, noutras preparações e em salmoura. É considerado um miso ligieiro.

Existem algumas variedades de miso ligiero que são normalmente utilizadas para as sopas e cozinha do dia a dia, existe uma diversidade de variedades de miso ligeiro e doce (Komé Miso). São habitualmente de cor mais clara amarelo ou branco e, por conterem menos sal, precisam apenas de algumas semanas para envelhecer. Estas variedades doces de miso são apreciadas ocasionalmente para a cozinha ligeira ou para as festividades.

Benefícios do Alimento Miso

O Miso em sua consistência inicial pode ser utilizado como um molho para banhar vegetais. A soja é o ingrediente mais popular para a fabricação do produto. No entanto, é possível encontrar Miso a base de arroz, feijão ou ervilhas. O Miso é considerado uma fonte muito rica de vitamina B12, tornando-se essencial para pessoas que seguem uma dieta vegana ou vegetariana. Ele é rico em antioxidantes, o que combate diretamente os radicais livres, promovendo uma maior resistência no seu sistema imunológico.

Alimento Miso - Variedades e Benefícios

Compartilhamos abaixo alguns benefícios do alimento Miso:

-Auxilia para que ocorra uma melhor digestão;

-Tem papel importante no combate ao câncer;

-Reduz o risco de alterações do colesterol ruim no sangue;

-Auxilia no controle e combate a diabetes tipo 2;

-Reduz consideravelmente os níveis de pressão arterial.

-Ajusta o funcionamento dos intestinos, preserva a flora intestinal, purifica e alcaliniza o sangue e fortifica o fígado.

Compartilhamos abaixo receita básica de Sopa de Miso:

Alga wakame + 1 ou 2 legumes à escolha (alho francês, cenoura, couve, nabo, cebola, bardana,)

Demolhar a alga durante 5 a 10´ e a seguir corta-la.

Cozer as algas durante 5´ enquanto cortamos os legumes.

Adicionar os legumes e deixar cozinhar por mais 2 a 4 minutos (conforme o tipo de corte).

Diluir o miso  (½ a 1 colher de café por pessoa) num pouco de líquido do caldo e verter para a panela.

Deixar fervilhar (sem ferver) durante mais 2 minutos.

Deixar descansar 5´antes de servir.

Servir com salsa, a parte verde do alho francês ou cebolinho, finamente picados.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria! O Miso é considerado pelos japoneses, um presente dos deuses para a humanidade! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.