Saúde

Alimentação Saudável na Terceira Idade – Dicas

Alimentação Saudável é fundamental em qualquer período da vida entretanto após os sessenta anos isto se torna muito mais importante para suprir o organismo com todos os nutrientes necessários já que ele por causa do envelhecimento vai sendo alterado. A alimentação equilibrada é o item mais importante para manter a saúde e qualidade de vida aumentando a longevidade.

alimentacao-saudavel-terceira-idade

Dicas Para Alimentação Saudável na Terceira Idade

Para ter uma boa saúde na terceira idade, o idoso deve ter uma alimentação completa, variada e muito bem balanceada. Na sua refeição diária deve constar todos os grupos de alimentos e ingerir as porções indicadas de acordo com cada caso. Assim é possível ter a presença de todos os nutrientes e vitaminas necessárias para essa fase tão importante da vida. Alguns chegam a terceira idade com grandes dificuldades de mastigação e má digestão, para evitar esses problemas suas refeições devem ser saudáveis, saborosas e que sejam de fácil mastigação e digestão e desta maneira poderá se sentir melhor ao longo do dia.

alimentacao-saudavel-terceira-idade

Abaixo compartilhamos algumas dicas para alimentação saudável:

Faça ao menos três refeições ao dia sendo o café da manhã, almoço e jantar se sentir necessidade de mais faça outras nos intervalos. Mantenha os horários regulares das refeições todos os dias e nos intervalos opte pequenas refeições saudáveis, com alimentos frescos. Alimente-se devagar e saboreie o que está comendo sempre em lugares bem confortáveis.

Tenha em sua alimentação aos grãos integrais e aos alimentos na sua forma natural. Inclua nas principais refeições alimentos como arroz, milho, batata e mandioca, pois são os alimentos mais importantes em  fontes de energia devendo ser os principais componentes das suas refeições, sempre optando por consumir em suas formas integrais.

Consuma muitas frutas, legumes e verduras distribuídas em todas as refeições ao longo do dia. Esses alimentos são ricos em vitaminas, minerais e fibras e devem estar presentes diariamente na sua alimentação. Ingerir estes alimentos ajuda a diminuir o risco de várias doenças e ajuda a evitar a prisão de ventre.

alimentacao-saudavel

Coma o feijão com arroz, de preferência no almoço ou no jantar. O prato brasileiro é uma combinação completa e nutritiva, sendo a base de uma alimentação saudável. Se desejar consuma outros tipos de feijões e use também outros tipos de leguminosas, como soja, grão-de-bico, ervilha, lentilha ou fava.

Inclua carnes, aves, peixes, ovos, leite e derivados ao menos em uma refeição ao dia. Mas retire a gordura aparente das carnes e a pele das aves antes da preparação esses cuidados torna o alimento mais saudavel. Os leites e derivados são ricos em cálcio, ajudando no fortalecimento dos ossos. Já as carnes, as aves, os peixes e os ovos são ricos em proteínas e minerais.

Não abuse da quantidade de óleos, gorduras, açúcar e sal no preparo dos alimentos. Esses ingredientes culinários devem ser usados em pouca quantidade para temperar alimentos e para fazer as preparações culinárias. Procure evitar o açúcar e o sal em excesso, substituindo-os por temperos naturais que podem ser o cheiro-verde, alho, cebola, manjericão, orégano, coentro e alecrim, entre outros.

alimentacao-saudavel-idade

Consuma muita água mesmo quando não estiver com sede, de preferência nos intervalos das refeições. A quantidade de água de que precisamos depende de fatores como idade, peso, atividade física realizada e clima. Tenha atenção quanto ao consumo diário de água para evitar casos de desidratação, principalmente em dias quentes. Bebidas como refrigerantes e sucos industrializados não podem ser substituto da água.

Os biscoitos recheados, guloseimas, ‘salgadinhos’, refrigerantes, sucos e chás industrializados, sopa e macarrão ‘instantâneos’, ‘tempero pronto’, embutidos, produtos prontos para aquecer não devem ser consumidos somente em algumas ocasiões bem raramente.

Preste muita atenção às informações nutricionais dos rótulos dos produtos processados e ultraprocessados eles contêm informações importantes sobre a sua composição.

alimentacao-saudavel-idade

Sempre que possível coma acompanhado de alguém estar com os familiares, amigos ou vizinhos na hora das refeições ajuda para uma alimentação regular e proporciona mais prazer com a alimentação e favorecendo o apetite.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? Saber se alimentar é sempre muito importante, mas na terceira idade é fundamental! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.