Saúde

Alimentação no Inicio de Gravidez – Cuidados

Alimentação no Inicio de Gravidez logo nas primeiras semanas são muito importante. É neste período dos primeiros três meses que normalmente acontece a maioria dos abortos espontâneos. Além disso, é neste momento que esta em formação o cérebro e o coração do bebê.

Alimentação no Inicio de Gravidez – Cuidados

Cuidados de Alimentação no Inicio de Gravidez

Para neste tempo tanto a mãe quanto o bebê estejam saudáveis deve-se primeiramente fazer o acompanhamento do pré-natal com um médico. As consultas devem ser feitas desde o primeiro instante da gravidez Além do acompanhamento médico, é importante que a mulher mantenha uma alimentação saudável durante toda a gestação. Não se pode esquecer que todo alimento ingerido pela mulher na gravidez tem seus nutrientes absorvidos e entrando na corrente sanguínea. Quando os nutrientes entram na corrente sanguínea da grávida é a placenta quem faz o intercâmbio entre a circulação da mãe e do filho. E desta forma os nutrientes também  são entregues para o bebê, que irá utilizá-los de acordo com suas necessidades.

Alimentação no Inicio de Gravidez – Cuidados

O desenvolvimento e o crescimento adequado do bebê estão ligados naturalmente aos nutrientes que são ingeridos pela mãe. São eles o carboidratos, proteínas, ácidos graxos (gorduras boas como ômega 3 e ômega 6), cálcio, ferro, vitamina A, zinco. Também o ácido fólico, que é importantíssimo nas primeiras semanas de gravidez. Ele é fundamental para a formação do sistema nervoso central do feto, e reduz em até 60% os riscos de má formação, de anencefalia e de exposição da espinha. Ele é encontrado em cereais e verduras com pigmentos verde escuro, como espinafre, brócolis e couve, e também em frutas cítricas, como a laranja.

Alimentação no Inicio de Gravidez – Cuidados

A futura mamãe deve manter  uma alimentação saudável e é importante que ela evite o consumo de alguns alimentos como as carnes vermelhas mal passadas e frutos do mar, principalmente quando crus. Alimentos industrializados, gordurosos e com excesso de açúcar não são recomendados. Chás, cafés, refrigerantes e outras bebidas que contenham cafeína também devem ser evitados ou ter o consumo reduzido. Consumindo estas tipos de alimento pode acontecer o aumento de chance do bebê nascer abaixo do peso indicado.

Alimentação no Inicio de Gravidez – Cuidados

Nas primeiras semanas de gravidez a mãe deve parar de fumar. Não deve ingerir bebidas alcoólicas, pois a ingestão pode causar atraso no crescimento do embrião, má formação, aborto, parto prematuro e diminuição do período de amamentação. Os remédios também devem ser evitados. Nas doze primeiras semanas de gravidez é comum a gestante sentir náuseas e enjoos. Por causa da alteração hormonal ainda pode acontecer vômitos, fadiga, sono e outros desconforto. Se os problemas se tornarem mais fortes deve procurar um médico para atende-la e medicar caso seja necessário.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria! A alimentação bem feita é fundamental no inicio da gravidez! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.