Saúde

Alergia ao Chocolate – Sintomas

Alergia ao chocolate é muito raro e podem ter sua causa nos ingredientes e aditivos alimentares incluídos no chocolate muitas destas substâncias estão entre os alérgenos alimentares mais comuns.

Alergia ao Chocolate - Sintomas

Sintomas de Alergia ao Chocolate

Não existem estudos estatísticos que com certeza indiquem que a relação alergia/chocolate é verdadeira. O que se conhece é que a alergia verdadeira ao cacau contido no chocolate é bem incomum.  Alguns especialistas afirmam que o que existe é que as pessoas têm intolerância ao chocolate, elas não conseguem metabolizar adequadamente algumas substâncias presentes no próprio cacau ou em outros ingredientes do chocolate devido a falta de alguma enzima e outros dizem que o que existe é a reação alérgica ao chocolate, que podem causar sensibilidade com manifestações clínicas comuns da alergia, como a coceira, a vermelhidão generalizada e o inchaço de pálpebras e lábios, dores de cabeça, ardor estomacal. Os sintomas quando a nível respiratório podem ser a tosse, secreção nasal, espirros, respiração com assobio, além de olhos lacrimejantes. Ataques ou crises de asma podem acontecer em quem já têm este tipo de problema respiratório.

Abaixo compartilhamos a lista de alguns dos componentes do chocolate:

– Leite a grande maioria dos ovos de páscoa leva leite em sua composição;

– Amendoim, nozes ou castanhas;

– Trigo e glúten No recheio de alguns tipos de ovos é encontrada uma pasta que utiliza farinha de trigo ou amido de trigo ou malte de cevada;

– Soja a lecitina de soja é usada como estabilizante na produção do chocolate;

– Milho é usado principalmente no chocolate branco em forma de xarope de milho;

– Cafeína é encontrada em pequenas quantidades, sendo que o chocolate escuro tem mais cafeína do que o chocolate ao leite;

– Aditivos e corantes, essências, conservantes, aromatizantes, entre outros.

O chocolate também contém alguns agentes farmacológicos como a teobromina e a feniletilamina, que podem desencadear alguns efeitos indesejáveis, mas não alérgicos.

Alergia ao Chocolate Sintomas

Normalmente após o período de Páscoa os casos de alergia tende a crescer principalmente entre os que têm hipersensibilidade cutânea ou asma alérgica. Estas manifestações de alergia acontecem com maior frequência entre as crianças.
As proteínas que existem no chocolate podem acionar o sistema imunológico e ele acaba por ter uma reação exagerada. Anticorpos e as histaminas são lançados no fluxo sanguíneo que tentam neutralizar a proteína do chocolate. São estas substâncias desencadeiam os sintomas alérgicos. 

Alguns Testes podem confirmar a alergia ao chocolate o mais conhecido é o Tesde de Desafio Alimentar.

 Abaixo compartilhamos como fazer este teste:

– Evitar  qualquer tipo de  chocolate por várias semanas;

– O médico irá dar-lhe o chocolate puro, sem nenhum outro dos  componentes normalmente encontrados no chocolate industrializado. Esse teste deve ser acompanhado por um alergista;

– Se realmente for alérgico ao chocolate uma reação séria pode acontecer e o socorro médico de emergência poderá ser necessário;

– Caso os  sintomas apareçam dentro de duas horas após o uso do chocolate, então certamente é alérgico e tem que evitá-lo.

Se prevenir pode ser bem difícil já que o cacau é muitas vezes encontrado em outros alimentos, como bolachas, bolos, balas e etc. 

Entretanto antes de proibir o consumo do chocolate para  crianças e adultos, procure um alergista já que o chocolate é alegria de quase todo mundo.

Alergia ao Chocolate - Sintoma

O tratamento de alergia alimentar é baseado em afastar o alimento suspeito e se necessário, substituir por outro de igual valor nutricional. Para isso é importante que familiares e pacientes leiam atenciosamente os rótulos, verificando os nomes que possam identificar o alimento a ser evitado. Os sintomas de quem é alérgico ao chocolate podem aparecer logo depois de comer ou várias horas após a sua ingestão, mas para que tenha uma ideia e saiba identificar isso, é importante consultar um médico.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? Se tem alergia a chocolate tenha cuidado durante a Páscoa!! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email
Últimas Pesquisas:
  • alergia a chocolate

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.